Rodada de surpresas e classificações na Champions

 

 

Goleadas, eliminação surpresa, superação, gol de voleio e zebra marcam a quinta rodada da competição

 

 

BENFICA FOI ELIMINADO NO GRUPO A

 

Com um gol contra do zagueiro brasileiro Jardel, o Benfica perdeu para o CSKA Moscou por 2 x 0 e acabou com as chances de continuar na Champions League. Com o resultado, a equipe portuguesa acumulou sua quinta derrota e é lanterna da chave com nenhum ponto somado.

Enquanto o CSKA jogava por uma chance de classificação para a próxima fase, o Benfica não criou. Aos 13 minutos, o defensor Georgi Schennikov tirou o goleiro do lugar e abrir o placar.

Aos 10 minutos da segunda etapa, a equipe russa fez jogada trabalhada pelo lado direito e chegou aos pés do atacante Vitinho. O brasileiro levou a bola até a linha de fundo e buscou o cruzamento para trás. A bola foi desviada pelo zagueiro brasileiro Jardel e ele fez contra.

E uma zebra aconteceu na outra partida do grupo com a vitória do Basel sobre o poderoso Manchester United, comandado por Mourinho. O time inglês precisava apenas de um empate para garantir matematicamente a classificação para as oitavas de final, mas encontrou um rival disposto em campo.

 

 

Foto: Getty

 

 

Aos 28 minutos do segundo tempo, Ibrahimovic entrou no lugar de Martial. No entanto, em sua segunda partida após a grave lesão no joelho, o jogador ainda não tem ritmo de jogo. O Basel pressionou os ingleses e o gol do lateral-direito Michael Lang veio aos 44 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o Basel reassume a segunda posição do Grupo A, com 9 pontos. Com 12 pontos e saldo de 8 gols, o Manchester United só perde a primeira posição do grupo se for derrotado pelo CSKA e o Basel tirar a diferença de gols.

 

 

GOLEADA DO PSG NO GRUPO B

 

O Paris Saint-Germain passou como um rolo compressor por cima do Celtic e fechou o jogo com uma goleada de 7 x 1. Com isso, disparou na liderança do grupo B. E foi uma partida especial para Neymar. Com os dois gols feitos, ele se igualou a Rivaldo como o segundo maior artilheiro brasileiro na competição.

 

 

Neymar fez dois

Foto: Getty

 

 

O Celtic abriu o placar no primeiro minuto numa jogada de Dembélé. E a festa deles acabou neste momento. Com 10 minutos, Neymar empatou e aos 23 ele marcou novamente e virou a partida. Pouco depois, aos 27, o muso Cavani deixou o dele. Até este momento, o PSG tinha 65% de posse de bola. Mbappe concluiu aos 36 minutos e o time francês fechou o primeiro tempo com o placar de 4 x 1.

O segundo tempo começou e o elenco estrelar manteve o mesmo volume de jogo e aproveitou a vantagem de ter a posse de bola. Verratti marcou aos 30; Cavani fez seu segundo e o sexto do jogo aos 36 e Dani Alves fechou a goleada aos 38 minutos.

No outro jogo do grupo, o Bayern de Munique venceu o Anderlecht por 2 x 1. Lewandowski abriu o placar, Tanni deixou tudo igual, mas Tolisso confirmou a vitória alemã.

O PSG e Bayern de Munique já estão garantidos nas oitavas de final da Champions League. No dia 5 de dezembro, os times se enfrentam na Alemanha para definir o líder do grupo. Como venceu a primeira disputa por 3 x 0 pode até perder por dois gols de diferença para ser líder.

No mesmo dia, Celtic e Anderlecht, com 3 e 0 pontos, se enfrentam para definir a última vaga na Liga Europa. Como os escoceses venceram o primeiro duelo por 3 x 0, podem até perder por dois gols.

 

 

POLÊMICA NO GRUPO C

 

O Chelsea goleou o Qarabag por 4 a 0, e se classificou para a próxima fase. No entanto, os ingleses fizeram dois gols em pênaltis duvidosos, sendo que no primeiro deles o zagueiro Sadygov foi expulso, com 19 minutos de jogo.

No lance, ele disputou a bola com Willian, que caiu dentro da área, o árbitro português Manuel de Sousa apontou a penalidade máxima e lhe mostrou cartão vermelho, embora a atual regra não puna mais as jogadas deste tipo dentro da área, a não ser que o infrator não vise a bola. Eden Hazard cobrou e abriu o placar. Aos 36, o brasileiro marcou um belo gol aproveitando assistência de calcanhar e ampliou a vantagem.

O outro pênalti duvidoso foi marcado no segundo tempo. Willian foi puxado pela camisa por Qarayev fora da área, mas o árbitro marcou a falta dentro. Fábregas cobrou duas vezes, na primeira marcou, mas o juiz mandou voltar e, só assim, validou o gol. Aos 40, o meia brasileiro chutou firme de fora da área e fez o quarto.

 

 

UMA PINTURA DE VOLEIO DE GRIEZMANN NO GRUPO C

 

Para o Atlético de Madri só a vitória o levaria à rodada final do grupo C com chances de classificação às oitava de final. E ela veio com um golaço de Antoine Griezmann, aos 24 minutos, que abriu o placar no 2 x 0 sobre a Roma.

 

 

Antoine Griezmann comemora após fazer golaço

Foto: Getty

 

 

O time de Simeone ampliou a vantagem aos 44min. Gameiro recebeu passe de Griezmann, driblou o goleiro Alisson e deixou o dele.

Com o resultado, o time espanhol somou sua primeira vitória, foi a seis pontos, mas ainda segue na terceira colocação. Na rodada final, terá de vencer o Chelsea e torcer para um tropeço da Roma.

O Chelsea goleou o Qarabag por 4 x 0, foi a dez pontos, assumiu a liderança e assegurou a passagem ao mata-mata. Quanto à equipe italiana cabe uma vitória contra o Qarabag, em casa, para assegurar a classificação.

 

 

BARCELONA GARANTE LIDERANÇA NO GRUPO D

 

 

Messi avança com a bola e é marcado por Khedira

Foto: Getty

 

 

Era para ser um jogo disputado, mas deixou a desejar e as equipes empataram sem gols no Allianz Stadium. Não foi dos melhores resultados para o time italiano. O Sporting bateu o Olympiacos por 3 x 1 na outra partida da chave.

A classificação do Grupo D tem o Barcelona na liderança com 11 pontos. A segunda colocada é a Juventus, com oito, seguida de perto pelo Sporting, de Portugal, que tem sete. Na lanterna está o Olympiacos, da Grécia, já eliminado, com apenas um ponto.

A briga pela segunda vaga nas oitavas de final ficará restrita a Juventus e Sporting. Na última rodada, o time italiano enfrentará o Olympiacos, na Grécia. Já o Sporting jogará com o Barcelona. Para avançar, a Juventus precisa vencer e o Sporting terá de ganhar e torcer por um empate dos italianos para seguir na competição.

 

 

Fonte: Site da Uefa / Gazeta Esportiva

 

Carla Andrade