A consagração de uma era se faz com títulos!

O técnico Zé Ricardo, terá no próximo domingo a chance de presentear a torcida e se consagrar com o primeiro título no elenco principal. 

 

Só mais uma para a conta! (Fonte: colunaflamengo).

 

  José Ricardo Mannarino, o nosso querido Zé Ricardo. ex-jogador de futebol, começou a lecionar à beira de uma quadra, com o futebol de salão. Migrou para os campos em 2005, já no Flamengo, onde se encontrou como técnico, com passagens pelo Audax e retorno ao Flamengo em 2012.

A frente das categorias de base do rubro-negro, Zé Ricardo fez história, com os campeonatos da Taça Rio em 2013 e 2015, Copa da amizade Brasil-Japão, Torneio Octávio Pinto Guimarães em 2014, Taça Guanabara em 2015, Torneio Super Clássicos em 2015 e seu mais recente título, o da Copa São Paulo Júnior em 2016, levando o Mengão ao tricampeonato.

  Tal triunfo fez seu nome ser o mais cotado para assumir o cargo temporariamente, após a conturbada saída de Muricy Ramalho, por problemas de saúde. O time de Muricy não agradava em campo. Zé Ricardo assumiu um time sem tática e posicionamento, com compromisso marcado contra a Ponte Preta.

No dia 26 de maio de 2016, foi confirmado como técnico interino, e no dia 29 de maio aconteceu sua estreia, contra a macaca no Moisés Lucarelli, onde o Flamengo com um a menos venceu a ponte por 2 a 1, de virada.

 

Ali teve início a sua bela trajetória. (foto: Rodrigo Coca)

 

  Em meio a especulações e dúvidas, Zé Ricardo foi efetivado no cargo em 14 de julho de 2016, sendo muito bem aceito pelos dirigentes, jogadores e claro, pela nação! #DeixaOZéTrabalhar!

  E logo deu cara ao Flamengo, que desde então com o esquema 4-3-3 utilizado por Muricy não tínha clareza nos jogos, mas com Zé foi diferente. Com personalidade, técnica e um olhar que beira perfeição, o professor que antes era visto como dúvida, se tornava personagem do novo Flamengo.

  Aliás, quem não se lembra do Palmeiras e Flamengo no brasileirão do ano passado ?

Com a expulsão do querido, Márcio Araújo e a recomposição do meio de campo comprometida, Zé teve que tirar o craque Diego Ribas, colocando Alan Patrick, que em um erro de marcação entrou em campo e logo fez o gol! O jogo que para os porcos com um a mais, era levado como ganho, o Mengão com um a menos e com muita raça, arrancou um empate no chiqueiro. Daí por diante o Zé se agigantou e mostrou que técnico bom, o Flamengo faz em casa!

  Terminamos o Campeonato Brasileiro de 2016 em terceiro lugar... Óbvio que o objetivo sempre é o título, mas de time postulante ao rebaixamento como ''Zé povinho'' dizia, fomos bem e o trabalho de Zé Ricardo foi contemplado com uma vaga para Libertadores de 2017!

Enfim 2017, a base em tese foi mantida, chegaram reforços e o Flamengo se agigantou mais ainda!

O urubu segue invicto em jogos oficiais, voa soberano na Primeira Liga e vê o  Campeonato Carioca como sua pré-temporada, já já tem estreia na Libertadores. O melhor início de temporada em anos, mas como eu disse e todos sabem, toda consagração se faz por títulos e nossa primeira final está por vir!

Após passar pelo nosso maior rival e em ritmo de carnaval, ''Dá a chupeta pro NENÊ não chorar'', o Mengão encara o Fluminense na final da Taça Guanabara. Primeiro título em disputa de 2017 e o coração já está a mil, o melhor elenco do Rio de Janeiro vai com tudo em busca de mais uma caneco! Confiança é a palavra! Sim, confiança no trabalho bem feito, na raça, na vontade de transparece em campo.

  Vamos meu Flamengo, vestir o Rio de Preto & Vermelho!

 

Extraída da internet

 

Acima de tudo, Rubro-Negro!

 

 


Por Ingrid Souza, SRN.