A dois passos do paraíso

 

 

(Imagem retirada de Juventude Oficial e adaptada)

 

Na próxima segunda-feira (3), o Juventude disputa o jogo mais importante deste ano diante do Fortaleza, no Estádio Alfredo Jaconi: o primeiro jogo que decide se o verdão vai ou não para a Série B do Campeonato Brasileiro! O jogo promete nervos a flor da pele e emoção do primeiro ao último minuto. O JOGO que poderá levar o Juventude de volta rumo à elite do futebol brasileiro!

13 anos de glória, emoção e respeito rondaram a equipe alviverde durante sua estada na Série A do Brasileirão, o pequeno time do interior de Caxias do Sul que se tornou um gigante em meio a tantos outros clubes. Tudo isso infelizmente agora é só lembrança, após 2007 o Juventude começou sua caminhada rumo ao desespero, ao inferno, ao fundo do poço como muitos gostam de lembrar. A primeira queda rumo a Série B, em 2007 junto com Paraná, América/RN e  Corinthians, foi o que deu início a tudo isso. Mesmo com uma campanha razoável pela Série B após a queda mas ainda assim não conseguindo se classificar para a voltar à Série A.

Em 2009, veio então a segunda queda, levando o glorioso alviverde a terceira divisão nacional, e não parando por aí em 2010, mais um rebaixamento, desta vez a QUARTA divisão, mais conhecida como fundo do poço, ou inferno. Lugar onde time nenhum gostaria de ficar nem que só por um ano, quem dirá três anos... 2011, 2012, e enfim 2013 o ano do acesso, o ano em que foi recuperado o orgulho alviverde, após toda essa onda de desgraça que rondou o Juventude, enfim uma chance de voltar a ser um dos grandes, com o acesso muita coisa mudou, muita gente voltou a acreditar e a ter esperança de ver o Juventude novamente junto a elite.

Mas nem tudo se resolve da noite para o dia, o Juventude continuava sendo um time do interior, agora sem visibilidade, com uma folha salarial baixa, problemas com dinheiro era o que mais se via, a mudança começou com o acesso à Série C, mas ainda teria uma longa caminhada pela frente. Novamente três anos de espera, e agora em 2016 o Juventude tem uma nova chance, quando muitos já não acreditavam, o glorioso alviverde conseguiu buscar a classificação e agora está a dois jogos de subir, dois jogos de ficar a apenas um passo de estar novamente na elite, dois jogos que valem uma vida, que valem a esperança de cada torcedor, apenas dois jogos que serão suficientes para mais um passo rumo à nossa volta.

O adversário em questão, o Fortaleza, caiu juntamente com o Juventude em 2009 para a série C, mas diferente do verdão se manteve lá até então, sempre com o famoso "quase" o impedindo de subir novamente, o que no fundo dá uma certa esperança a mais para a torcida alviverde. A história está se repetindo assim como no acesso à Série C, esse vai ser o nosso ano. Já estamos mostrando a nossa força diante dos melhores times do Brasil, chegando às quartas de final da Copa do Brasil, e com uma chance ainda viva de passar diante do Atlético Mineiro.

A série B nos aguarda, o sul é verde e branco!


por Fernanda Andreazza