A FÁBRICA DE CRAQUES

O trabalho das equipes de base nos times de futebol é fundamental para a descobertas de novos talentos, e se tem um time que valoriza muito isso é o Santos Futebol Clube, conhecido por ser uma das equipes que mais investe nas categorias de base e que mais aproveita jogadores da base no time principal.

Fonte: Santos FC

Desde pequenos, os “Meninos da Vila” aprendem que a tarefa de vestir a camisa alvinegra não é nada fácil, pois a responsabilidade é muito grande. Porém, todos desejam ter seus nomes marcados na história do Santos como referências, assim como Pelé, Pepe, Coutinho, Robinho, Diego, Neymar, Gabriel e entre outros, também formados aqui.

Para receber esses jovens talentos, o Santos conta com uma estrutura impecável, para dar um suporte merecido a esses garotos que viajam de diversas partes do país apenas para tentar uma chance na equipe. Além de centro de treinamento próprio (CT Meninos da Vila), as equipes de base contam com dormitórios, refeitório, academia, centro de estudos, e também com acompanhamento de perto por uma equipe de assistência social e de psicólogos.

Fonte: Folha/UOL

E com muito trabalho duro e talento dos nossos meninos, os resultados apareceram! E o Santos se classificou para a final do Paulista em todas as categorias de base, sendo elas: sub-11, 13, 15, 17 e 20. Simplesmente um orgulho para todo o clube e para esses jovens jogadores que são a esperança do futebol nacional.

A caminhada de muitos deles para chegar nesse ponto não é nada fácil, muitos tiveram que sair de suas cidades de origem para seguir seu sonho, e na maioria das vezes, ficando longe da família também. Mas ver o resultado deste esforço, é algo muito prazeroso, não só para os atletas, mas para os familiares também.

No último fim de semana, os meninos da Vila do sub-11 e do sub-13 entraram em campo em busca do título contra o Palmeiras e Corinthians, respectivamente. A equipe sub-11 ficou com o vice campeonato, após empatar com o Palmeiras na Vila Belmiro por 0x0, precisava de uma vitória simples por ter perdido a primeira partida pelo placar de 1x0, porém, não conseguiu reverter. Mas vale ressaltar o belo trabalho que o treinador Alex Souza está fazendo com a equipe.

Já a equipe sub-13 se tornou Bi-Campeã Paulista, após golear o rival Corinthians por 4x0 em plena Vila Belmiro. Poderiam jogar apenas segurando o resultado, mas o DNA ofensivo da equipe santista já aparece desde cedo.

As outras equipes da base santista começarão a disputar as finais no próximo sábado (21), confira:

 Sub-15 - Audax x Santos, 9h - Cidade de Deus

Sub -17 - Santos x São Paulo, 11h – Vila Belmiro

Sub-20 - Santos x Corinthians, 16h – Vila Belmiro.

Apesar de ser destaque desde as equipes de base até o profissional, ainda ousam dizer que o Santos Futebol Clube não possui estrutura... Algo bem irônico.

E ao torcedor santista, deixo aqui a minha convocação: Compareçam a Vila Belmiro e na Cidade de Deus neste sábado, apoiem os meninos, pois eles são o futuro do nosso amado Alvinegro Praiano.

VAI PRA CIMA DELES, SANTOS!

Carolina Ribeiro