A LIDERANÇA CONTINUA SENDO TRICOLOR

Douglas e Lincoln. Muito se especulou durante a semana sobre uma possível atuação inédita dos dois jogadores juntos. E isso, de fato, aconteceu na tarde desse domingo (27/03) na Arena do Grêmio em partida contra o Lajeadense, válida pela 11º rodada da primeira fase do Gauchão. E foi com a dupla em campo que o Tricolor construiu a vitória por 3 a 0 que garantiu a permanência na liderança do estadual.

A torcida gremista tinha certo otimismo para o jogo de Páscoa do seu time, mesmo com alguns desfalques importantes. Desde a defesa até o ataque, a equipe contou com a atuação de reservas. Por exemplo, a entrada de Bruno Grassi no lugar de Marcelo Grohe, que está com a Seleção Brasileira. Já do meio de campo para frente, Luan, Éverton e Giuliano ficaram no departamento médico. A partir daí surgiu a possibilidade da atuação do garoto Lincoln simultaneamente com a de Douglas. De uma forma geral, pode-se dizer que a combinação funcionou. O mais jovem apareceu menos do que nos seus últimos jogos, mas algo absolutamente compreensível, visto que exerceu uma função muito mais diagonal do que centralizada, como vinha fazendo.

O Lajeadense também chegou à Porto Alegre com o time bastante desfalcado. Ao todo, eram sete baixas no adversário do Tricolor nesse domingo. Entretanto, em nenhum momento a equipe gremista considerou a partida como fácil. Tanto que a postura do visitante permitiu que o Grêmio construísse uma jogada de ataque mais elaborada somente aos 13 minutos de jogo. Mas isso bastou para o Tricolor abrir o placar. Uma boa troca de passes na entrada da área resultou em um lançamento primoroso de Maicon para Bobô, que não hesitou em driblar o goleiro Lauro e marcar seu 4º gol no Gauchão.

Fonte: Lucas Uebel / Divulgação Grêmio FBPA

Ao longo da etapa inicial, o Lajeadense não impôs maiores dificuldades para a equipe do técnico Roger Machado. Inclusive, o Grêmio parecia por vezes desinteressado em estabelecer uma pressão maior no adversário. Isto deve ter sido observado por Roger, pois no primeiro minuto da etapa complementar, uma postura mais agressiva de ataque do Tricolor resultou no segundo gol da tarde, marcado por Pedro Rocha após passe de Douglas.

No decorrer do segundo tempo, a equipe gremista acumulou chances de gol, que por vezes pararam na boa atuação do goleiro Lauro. Já nos acréscimos, coube ao jovem Batista, que havia entrado no lugar de Douglas, sacramentar a vitória Tricolor. De dentro da pequena área, o jogador recebeu passe de Henrique Almeida e, dessa vez, não deu chance para Lauro. Com a vitória, o Grêmio permanece na liderança do Campeonato Gaúcho com 25 pontos. O próximo compromisso na competição será na quarta-feira (30/03), às 21h45, contra a equipe do Passo Fundo, fora de casa, no Estádio Vermelhão da Serra.

Fonte: Lucas Uebel / Divulgação Grêmio FBPA

Além de mais uma vitória e do status de líder nessa reta final da fase classificatória do Gauchão, fica como ponto positivo dessa partida a boa atuação da equipe gremista, mesmo com os desfalques existentes. Claro que se considera o fato da equipe do Lajeadense apresentar uma diferença técnica, ainda mais com as baixas dessa tarde. Entretanto, é comum times menores surpreenderem no estadual gaúcho. Dessa forma, percebeu-se que a (rara) semana inteira disponível para treinamentos foi bem aproveitada pelo grupo do Tricolor. E claro, além da expectativa pela confirmação da boa classificação no estadual, segue a contagem regressiva para a partida do dia 13/04 contra a LDU, em Quito, pela Libertadores. Mas enfim, por mais difícil que seja, momentaneamente torcedores gremistas tentam controlar a ansiedade que gira em torno desse desafio. Tentam, mas não necessariamente conseguem...

Cíntia Menzono