A Volta da Copa Sul-Minas

A volta do torneio interestadual que promete movimentar o início do calendário brasileiro em 2016. América, Atlético e Cruzeiro estão confirmados na competição.

A Copa Sul-Minas é uma competição até então extinta do futebol brasileiro, que foi criada em 1999 devido ao descontentamento de clubes de Minas Gerais e do Sul com as rendas da Copa Centro Oeste e Copa Sul. O torneio dava uma vaga para a disputa da Copa Conmebol ao Campeão e cada federação escolhia seus representantes, a competição teve o seu fim no ano de 2002, mas em 2016 está de volta, e contará agora com o apoio dos times do Rio, tornando-se assim a Copa Sul-Minas-Rio.

Muitas polêmicas rondaram a Copa Sul-Minas-Rio desde que os clubes decidiram reativar a competição. A CBF, a príncipio tentou fazer frente e trazer de volta do Torneio Rio - São Paulo em uma tentativa de esvaziar o torneio, mas os times permaneceram firmes em as decisão e a entidade máxima do futebol precisou abraçar a ideia. Com isso, a CBF se reuniu com a liga para definir as operações necessárias para a realização da Copa.

E o nome Copa não é por acaso, o sistema de competição será similar ao da Copa do Mundo com fase de grupos e mata-mata na segunda fase. A Copa Sul-Minas-Rio tem apenas cinco datas para o próximo ano, iniciando em fevereiro e terminando em março.

A ideia era que a primeira edição do torneio contasse apenas com 10 participantes, sem Chapecoense, Criciúma, Joinville, Paraná e América-MG, últimos clubes a se filiar à liga. Mas, de acordo com Kalil, a competição deve ter dois clubes a mais aumentando os participantes para 12 clubes.

As equipes participantes até então serão: América Mineiro, Avaí, Atlético mineiro,Atlético Paranaense,Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro,Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Joinville e Paraná . O maior ganhador da competição é o Cruzeiro, com dois títulos (2001-2002), a equipe mineira, espera que a volta da competição seja tão proveitosa quanto no passado.

 Por: Greicilene Santos


 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!