120 ANOS DE HISTÓRIA. 120 VEZES VITÓRIA!


Arte: EC Vitória


 

Eu não tinha noção de como começar esse texto, não por falta de palavras, e sim, por excesso delas. Falar sobre o Vitória não é fácil, principalmente quando envolve sentimento. Por isso, resolvi começar com a letra do seu mais antigo hino.

 

" Vitória, Vitória, Mostra o teu valor

No campo da luta Tú és o melhor

O teu pavilhão Tem feitos de glória

Vitória, Vitória Tú tens grande história

Somos torcedores de grande valor

Somos rubro-negros não temos temor

Estamos contigo em qualquer lugar

Pois temos conquistas na terra e no mar

Vitória, Vitória, Mostra o teu valor

No campo da luta Tú és o melhor

O teu pavilhão Tem feitos de glória

Vitória, Vitória Tú tens grande história

Procura mostrar todo o seu poder

Somos invencíveis não vamos temer

O teu pavilhão nós vamos erguer

Seremos Vitória até morrer ".


 

Hoje (13), o tempo está chuvoso, exatamente como aquele  13 de Maio de 1899, quando tudo começou. Entre gotas de chuvas e ventania, nascia o grande amor da minha vida, Esporte Clube Vitória.

Pudera eu ter vivenciado essa história do começo, juntamente com os irmãos Valente e outros milhares de rubro-negros que vieram antes de mim.

Há 120 anos, a história desse clube foi iniciada, sobre trancos e barrancos. Hoje somos uma das três principais forças do futebol nordestino, juntamente com Sport e Bahia.

O Vitória é muito mais que um time de futebol. O Vitória representa os esportes no Estado da Bahia. Torcer para o Vitória é se pegar acompanhando o remo, o basquete, o judô, a natação, e acredite, até campeonato de vídeo  game.

Amo torcer para o Vitória. Não me importo em ir ao estádio sozinha, muito menos em sair de casa 3 horas antes do jogo, ou de chegar 3 horas depois. Não me importo em pegar ônibus lotado, metrô cheio, descer longe do Barradão e concluir o trajeto a pé, por causa do engarrafamento. Não me importo com aquele sol de 40°, ou aquela chuva inesperada. Não me importo com a arquibancada de cimento ou se alguém vai derrubar cerveja no meu pé. Olha só, gol do Vitória, me abraça, não me importo se é desconhecido. Gol de novo, copo de cerveja pra cima, mas não vai molhar meu cabelo, hein...aaah, quem eu quero enganar, é gol do Vitória, quer jogar o balde ? Pode jogar, não me importo. No final o que importa é a Vitória!

Desejo vida longa ao Esporte Clube Vitória, que continue fazendo história. Que o Leão ressurja!


O amor pelo Vitória me apresentou  pessoas incríveis. Me proporcionou momentos inesquecíveis. Só tenho a agradecer aos irmãos Valentes e todos aqueles que contribuíram para a existência do meu grande amor, Esporte Clube Vitória.

 

O teu pavilhão nós vamos erguer.

 

#SRN

 

Talita Silva