20 ANOS DE ARENA DA BAIXADA

(Foto: Reprodução Internet)

 

Hoje (24), a Arena da Baixada, completa 20 anos de história. Entre tantas datas importantes para o Furacão das Américas, a noite do dia 24 de junho de 1999, merece todo respeito. Nesta data, há 20 anos, o Athletico Paranaense inaugurava o estádio que durante muitos anos foi o mais temido pelos adversários.

 

JOGO DE INAUGURAÇÃO

A partida de inauguração foi contra o Cerro Portenõ do Paraguai. Naquele momento histórico, antes do jogo, o hino rubro-negro foi entoado com muita emoção e, para completar a festa, houve muitas luzes e fogos. Naquele instante, estava marcada a inauguração do estádio que seria palco, ao passar dos anos, de grandes emoções.

 

(Foto: Reprodução Internet)

 

O jogo terminou com vitória rubro-negra pelo placar de 2x1. O primeiro a marcar na história da nova Arena foi o atacante Lucas, aos treze minutos do primeiro tempo, que após receber um belo cruzamento de Luizinho Netto, marcou de cabeça para o Furacão. O time paraguaio empatou aos sete minutos da segunda etapa, com Gauchinho. O gol da vitória rubro-negra aconteceu nos minutos finais, aos quarenta e sete minutos do segundo tempo, com mais um belo gol - de gaveta -, o lateral Vanin, confirmou a vitória atleticana.

 

INOVAÇÃO, MODERNIDADE E PIONEIRISMO

Desde sua inauguração a casa do maior do Estado nunca parou de inovar, sempre buscando melhorias e muitas vezes até superando a tal modernização que existe em nosso país. Mas a maior inovação, ocorreu treze anos depois da inauguração. O Furacão das Américas se preparou para receber a Copa do Mundo 2014. 

Com isso, além de toda estrutura que já existia a Arena recebeu alguns pontos nos quais somos pioneiros, como por exemplo, teto retrátil, biometria e a tal “grama sintética” que ainda causa muita dúvida e é fonte de bastante discussão.

 

(Foto: Reprodução Internet)

 

MODERNIZAÇÃO QUE AFASTOU TORCEDORES

A Arena sempre foi um dos estádios mais temidos pelos adversários. Torcedores e jogadores de outros times, sempre comentaram da força que nossa torcida tinha dentro da Arena. A festa da torcida atleticana sempre foi uma das mais contadas em toda história.

Pena que tudo isso aos poucos “foi se perdendo”. Ano após ano, esta modernização toda, se juntou com algumas ideias da diretoria rubro-negra, afastando grande parte dos torcedores.

Entendemos que os ingressos sofrem alteração nos valores com o passar dos anos, entendemos que toda modernidade e estrutura tem muito a ver com a receita do Clube. Entretanto, os atuais valores não coincidem muito com a realidade dos torcedores.

Atualmente o Athletico disponibiliza um plano de sócio torcedor que não julgamos caro, mas quanto aos ingressos avulsos, aqueles que alguns torcedores compram por não poder ir em todos os jogos, estão altamente fora da realidade destes torcedores.

Além de toda “bronca” do valor dos ingressos, a diretoria rubro-negra proíbe a festa que sempre foi a marca registrada da Arena da Baixada. Torcedores estão sendo impedidos de frequentar a Baixada com suas bandeiras, faixas, instrumentos musicais ou com roupas de organizadas do Clube. O porquê disso tudo é a ignorância de meia dúzia que, infelizmente, não valoriza o maior bem do clube, que somos nós TORCEDORES.

Que um dia possamos todos juntos comemorar a volta da festa da Baixada, e que voltemos a ser como antes, o motivo do medo dos adversários. Hoje em dia, muitos se preocupam mais com a grama sintética, do que com a festa, pois sabem que estamos impossibilitados de realizá-la.

 

PARA OS FEITOS DO PRESENTE E AS GLÓRIAS DO PASSADO

 

Por Aline do Valle