33 ANOS DO MAIOR E MAIS IMPORTANTE ATACANTE DO VITÓRIA, MANOEL BARRADAS!!



Foto: Divulgação// EC Vitória

Hoje, 11 de Novembro, o  Estádio Manoel Barradas ou Barradão, como é popularmente e carinhosamente chamado, completa 33 anos. É indiscutível a importância do estádio na vida do Esporte Clube Vitória. Desde a sua inauguração até a data atual, o santuário rubro negro é um palco de grandes conquistas. Para se ter noção, antes do Barradão, o time vivia em uma época meeira, com apenas 10 títulos conquistados em 80 anos de vivência. Depois do santuário, o time assumiu a hegemonia no estado, conquistando 15 títulos estaduais em 20 anos, e quatro regionais, tornando-se o maior campeão da Copa do Nordeste.

Erguido sobre um terreno doado, o Barradão, hoje, é um dos mais completos estádios do país, e o único de Salvador com capacidade para 35 mil pessoas, além de sete campos, centro de treinamento, academia, estacionamento e dois alojamentos: Chácara Vidigal Guimarães, onde os atletas ficam concentrados antes da partida e a concentração de futebol amador Raimundo Rocha Pires. 

HISTÓRIA

A construção do estádio iniciou em 1980 e inaugurado seis anos depois, em 11 de Novembro de 1986. Mas só em 1994, na gestão do atual presidente Paulo Carneiro, o Vitória passou a comandar oficialmente seus jogos no "barraquistão". Antes disso, era utilizado apenas para treinos e/ou jogos à tarde, por falta de iluminação adequada. 

O nome  foi em homenagem ao ex-presidente e conselheiro do clube, Manoel Barradas, cujo o genro foi um dos principais apoiadores financeiros nesse projeto. 

Foto: Arquivo// Internet

 

MILÉSIMO GOL

O gol de número mil no Barradão foi marcado em Abril de 2009, por Neto Baiano, que fez jus a fama de “matador”. A partida foi contra o Atlético Mineiro, válida pela Copa do Brasil, na época o Vitória venceu por 3x0.  

ARTILHEIROS

Alguns grandes nomes passaram pela Toca do Leão, porém, só alguns marcaram e poucos se tornaram artilheiros. 

Neto Baiano: Um dos ídolos da galera, Neto é o artilheiro isolado com 53 gols. 

Ramon Menezes: Zagueiro Nato, Ramon balançou as redes do Barradão em 44 oportunidades. 

Alan Delon: Com 40 gols Alan, é o terceiro maior artilheiro da toca. 

JOGOS MARCANTES

Não tem um rubro negro que não se lembre da vitória por 3x2 em cima do ABC, pela copa do Brasil. Após está perdendo por 2x0, o Leão conseguiu três gols importantes, faltando apenas 15 minutos para o término da partida, e acabou avançando de fase. Os três gols foram marcados por Neto Baiano. 

Outro jogo que marcou, foi em 2010, contra o Atlético GO, uma vitória por 4x0 colocou a equipe na final inédita da Copa do Brasil. 

Não tem como não falar de partida marcante sem falar de clássico, né ?? Em 2005 o Vitória aplicou uma goleada de 6x2, no rival, pelo Campeonato Baiano. 

RECORDE DE PÚBLICO

Apesar da capacidade ser de 35 mil, em Maio de 2000, mais de 51 mil torcedores presenciaram Vitória x Juazeirense, pelo Campeonato Estadual. Um ano antes, 41 mil rubro negros assistiram o triunfo por 2x1 contra o Atlético Mineiro, pela série A. 


 

VIDA LONGA AO NOSSO BARRADÃO

Talita Silva