88 ANOS DO BOTAFOGO (DONO) DA PARAÍBA!

Em 28 de Setembro de 1931, na capital da Paraíba, na cidade onde o sol nasce primeiro, no ponto extremo oriental das américas, nasceu o alvinegro da estrela vermelha. O Clube de mais tradição do Estado da Paraíba completa, hoje, no dia 28 de Setembro de 2019, 88 anos de domínios e tradição.

(Imagem: Acervo Pessoal)

Na última década o Botafogo paraibano deu uma crescente muito boa no cenário nacional e o resultado é uma coleção de títulos de grande importância. Dentro desses últimos dez anos, o Belo, como é carinhosamente chamado pela sua torcida, papou cinco títulos estaduais, um (1) nacional no ano de 2013 (série D), e um vice-campeonato regional (copa do Nordeste), neste ano de 2019.

Mas em toda a sua história, o alvinegro coleciona um total de 31 títulos estaduais e 1 título nacional.  O primeiro título estadual aconteceu logo em 1936, e não demorou para ser Tricampeão, conquistando o ‘paraibano’ (como é conhecido o campeonato estadual) também no ano de 1937 e 1938. De lá para cá foi só glórias!

O Botafogo é o único time do estado da Paraíba a ter um título de nível nacional. Título no qual foi conquistado no ano de 2013.

É preciso falar:

Uns pintam muro, nós levantamos taça.

(Imagem: Warley beijando a taça de campeão Brasileiro da Série D. / Reprodução Internet)

O Belo carrega, literalmente, a Paraíba nas costas em forma de representatividade no futebol aos quatro cantos do país, disputando campeonatos de grande importância no cenário nacional (campeonato Brasileiro, copa do Nordeste, copa do Brasil).

O ano memorável de 2013 foi o ano da conquista inédita não só do Clube, mas também da Paraíba. Sem dúvidas ficará marcado para sempre na história do clube e na memória de todo cidadão pessoense apaixonado pela estrela vermelha.

(Imagem: Elenco campeão da Série D em 2013 com as medalhas).

O Botafogo vem se estruturando ano após ano aos poucos, pois não é fácil fazer futebol no estado da Paraíba. A cultura de arquibancada vem crescendo junto com o Clube e é perceptível notar a paixão aflorada nos concretos do José Américo de Almeida Filho (O Almeidão), mais conhecido como nossa casa.

Em 2016 dentre os 128 clubes de Séries A, B, C e D daquele ano, o alvinegro da estrela vermelha foi o 21º clube a ter a maior média de público, à frente de seis grandes clubes de Série A e 17 da Série B.

(Imagem: Estádio “O Almeidão” visto de cima/Reprodução Internet)

O Belo conta, hoje, com um Centro de Treinamento de uma estrutura de 10 hectares para os atletas, com uma escolinha de futebol para a base, e claro, com o futebol Feminino.

(Imagem: Raniery Soares)

A equipe feminina do Botafogo Futebol Clube reiniciou no ano de 2009 com a primeira participação na Copa do Brasil. As “Belas do Belo”, como são popularmente conhecidas pela torcida, são pentacampeãs do estado (2011, 2015, 2016, 2017 e 2018).

 

Por que Belo?

Muitas pessoas não entendem o porquê do “Belo”. O Belo nasceu da vibração de um golaço. O então conselheiro do Clube na época (conhecido por Tonico), gritou com tanta intensidade e vibração o adjetivo que fez com que a torcida e ele ecoassem juntos. Até hoje, Belo!

 

 

Atualmente o Belo é tricampeão do estado (2017, 2018 e 2019), jogando a Série C pelo sétimo ano seguido, batendo na trave do acesso em 2016 e 2018. E assim seguimos.

 

88 anos do Botafogo Futebol Clube.

Por amor ao Belo,

Gabriela Costa e Aline Karla