“ALENTAÇO” NO SÁBADO E ARENA CHEIA NO DOMINGO: ISSO É GRE-NAL 409!

Domingo de Gre-nal é o típico dia em que um estado gira em torno de um clássico. Já são 408 jogos realizados entre Grêmio e Internacional, mas a euforia e expectativa sobre esse duelo são sempre as mais diversas possíveis. Às vezes um chega como favorito, às vezes o outro. Há confrontos nos quais o favoritismo se confirma, há outros nos quais o adversário surpreende. O que é certo é que nunca pode se afirmar nada antes de um Gre-nal.

Nesse domingo, às 18h30, será possível acompanhar mais um capítulo da história desse confronto. O Grêmio receberá o rival em sua Arena para uma disputa que possui um ar de novidade, pois valerá em dobro: pelo Gauchão e pela Primeira Liga. Pelo campeonato estadual, o jogo faz parte da 8º rodada. O Grêmio é o terceiro colocado na tabela de classificação, com um ponto de vantagem para o Inter, que ocupa a quinta posição. Em relação ao torneio inédito do ano, quem vencer o clássico garante vaga na semifinal na Primeira Liga. A responsabilidade de arbitrar um jogo tão “valioso” ficará por conta de Anderson Daronco, que será auxiliado por Rafael da Silva Alves e Júlio César dos Santos.

Pelo lado Tricolor, pode-se dizer que a expectativa para o Gre-nal ganhou um impulso de confiança após a atuação na metade da última semana contra a LDU. A possibilidade de um bom resultado gremista faz com que a administração da Arena trabalhe com a projeção de receber até 45 mil torcedores para o jogo.

(Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

E o que o gremista que for à Arena pode ter certeza é que seu time entrará em campo com o mesmo time do último jogo: Marcelo Grohe, Wallace Oliveira, Geromel, Fred, Marcelo Oliveira, Edinho, Maicon, Giuliano, Douglas, Luan e Miller Bolaños. Após o jogo intenso contra a equipe equatoriana, cogitou-se que talvez o técnico Roger Machado pudesse poupar alguns jogadores, tendo em vista que na próxima quarta-feira (09/03) o Grêmio receberá o San Lorenzo na 3º partida pela Libertadores. Entretanto, no treino da manhã de sábado a composição da equipe foi confirmada.

Vale ressaltar o treino da manhã desse sábado (05/03). A Arena foi aberta e cerca de 3 mil torcedores acompanharam todo o trabalho realizado por Roger nas últimas orientações em campo antes do clássico. Mais do que simplesmente assistir o treino, a torcida cantou e embalou o time com declarações de apoio ao Grêmio, no chamado “alentaço”.

(Imagem: Ducker)

E é impossível falar sobre um Gre-nal na Arena sem mencionar a última vez que o clássico teve o Grêmio como mandante: a vitória Tricolor por 5 a 0. Já passaram quase sete meses desde o confronto de número 407 entre Tricolores e Colorados, em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2015. Porém, o resultado daquele jogo ainda impera entre as discussões dos rivais gaúchos. Afinal, não é sempre que se vê um resultado tão elástico em um clássico. Independente do placar, o que se tem certeza é de que a vitória é o resultado que interessa ao Grêmio. Seja pela pontuação, classificação, desempenho em casa ou preparação para quarta-feira, um bom desempenho dos mandantes recompensaria uma torcida que com certeza comparecerá para apoiar a equipe. Uma amostra disso foi vista no “alentaço” de sábado.

Cintia Menzomo