AMO MINHA TERRA, TORÇO PELO MEU ESTADO!

Parando para refletir sobre o título do texto você já pensa em várias coisas... "lá vem a chata falar sobre torcer para time do eixo", na verdade é até aceitável quando você vem de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas etc. É aceitável pelo seguinte fato de você ter vindo de lá e não nascido aqui. O que acontece com as pessoas, o que fazem elas torcerem para times de fora de seus estados? Seria a mídia e sua influência sobre as pessoas, onde canais de televisão passam jogos de fora de suas cidades? Na verdade a questão é simples, irá ter mais audiência.

FOTO: Los 3 Inimigos

A Paraná pesquisas nos revela que 31,1% das pessoas dizem não torcer ou simpatizar com times da Capital ou simplesmente não torcem para ninguém. Os dados são preocupantes, onde clubes de futebol buscam a cada dia um marketing que chame os torcedores a irem no estádio ou serem sócios, mas alguns simplesmente preferem o conforto de suas casas e de seu sofá, sem nem ao menos tentar buscar informações sobre o time de sua respectiva cidade ou até mesmo dos times da capital. Não sabem o quão maravilhoso é entrar em um estádio e poder soltar a voz e ver ali, de pertinho, o jogo acontecer. A narração é sua, a opinião é sua, e, na hora da raiva pode cantar coletivamente um "hei juiz..."

Mas o problema não está apenas aí, a pesquisa revela também um dado muito triste. Existem torcedores que têm um segundo time, são raros segundo a pesquisa, mas existem, e o porquê de torcer para outro time fora (e quando eu digo fora, não é time europeu, mas sim time de outro estado) simplesmente não sei!

“Entre os Atleticanos, 18,5% disseram apoiar o Corinthians. O atual campeão brasileiro Palmeiras (7,7%), Flamengo (7,4%) e São Paulo (6,4%) vêm logo atrás na preferência. E a situação é parecida entre coxas-brancas. Os paulistas Corinthians (13,8%) e Palmeiras (12,6%) são os principais ‘segundos times’ da torcida alviverde.

Os torcedores do Paraná são os que mais adotam uma segunda equipe para torcer. Apenas 29,1% dos tricolores revelaram não dividir o coração com outros clubes – contra 41,4% dos atleticanos e 43,7% dos coxas. E a preferência dos paranistas por um time alternativo é bem dividida. Corinthians (14%), Palmeiras (11,6%), Flamengo (10,5%) e Santos (10,5%) foram os mais citados na pesquisa.” - Texto retirado do jornal Gazeta do Povo.

Tudo isso faz com que a gente pare para refletir e entender, será que os torcedores do Paraná Clube são os que mais tem um segundo time do coração, devido a constante queda de rendimento do clube e alguns anos sem títulos e na segunda divisão? Mas torcedor, é você quem faz o clube, é você quem o ajuda, se você não está ao seu lado nos momentos de apoio por que está em casa dando audiência para algum canal de TV e torcendo loucamente pelo seu segundo time apenas porque está em situação "melhor", então, caro colega, você está destruindo a palavra torcer. Não conseguimos amar da mesma maneira, não é igual, vendo alguns comentários no site da Gazeta, me deparo com pessoas grotescas que dizem não torcer para time "pequeno", e que se deve torcer para time grande, time que passa jogo na Globo etc. Tolos! Perdem a verdadeira emoção e essência do futebol, basta alguns meses longe do estádio e eu sinto saudades, assistir um time pela TV  jamais será tão bom quanto no estádio.

A pesquisa revelou isso, 84,8% não vão ao estádio, já pensou que esses 84% poderiam ser sócios e, além de ajudar o seu time, estariam presente em momentos de alegrias e tristezas? Sim, tristezas também, não é apenas de títulos e dinheiro que se vive, nós torcedores de arquibancada vivemos de amor, somos movidos ao que chamamos de futebol e quem assiste pela TV jamais saberá a emoção disso. Infelizmente, hoje o futebol está se modernizando, estádios e arenas sendo construídos e reformados visando apenas o dinheiro, com o intuito de shows e grandes eventos não ligados ao futebol, estádios sem cor, cinzas, sem vida, talvez o que faça afastar ainda mais os "novos torcedores".

O Coritiba em 2012 lançou a campanha "AMO MINHA TERRA, TORÇO PRO MEU ESTADO" visando fazer com que as pessoas buscassem mais informações sobre os times do estado, fazendo com que Paranenses tenham mais amor e respeito pela sua terra. Além disso, o time Alviverde começou a fazer sua pré-temporada em Foz do Iguaçu, o que começou com a ex-presidência continua até hoje e a intenção do ex-presidente Vilson Ribeiro de Andrade era aproximar o time da comunidade.

FOTO: Site Oficial do Coritiba

A verdade que muitos irão compreender e outros muitos irão criticar, mas que seja dita de qualquer forma é que jamais irão sentir a emoção de torcer por um time do seu estado, poder ir ao estádio quando quiser, ter um amigo rival pra “zoar” após um clássico. Um torcedor de sofá, jamais saberá o que é ser torcedor de arquibancada.

 

Por Patrícia Moro