CAMPINENSE CLUBE: SANGUE, NERVOS E CORAÇÃO!

Sabe aquele time que já nasce com a cara da cidade?

Pois bem, em Campina Grande, no interior da Paraíba, esse time se chama Campinense Clube.

 

Campinense agora tem colunista no Blog MEC. Foto: Mantos do Futebol

 

Fundado por um grupo de 28 homens da elite campinense no dia 12 de abril de 1915, originalmente o Campinense Clube era uma sociedade voltada para o encontro e confraternização dos ilustres moradores da cidade. No ano de 1954 foi criado o departamento de futebol amador do clube, porém, a profissionalização do se deu a partir de 1958. Mas foi no ano de 1960 que o Campinense mostrou a que veio! Disputando seu primeiro campeonato estadual, conquistou o primeiro dos seis títulos consecutivos  (1960/1965), se tornando o único Hexacampeão Paraibano.

 

CLÁSSICO, MASCOTE & TORCIDA:

 

O Campinense Clube junto com seu maior rival, o Treze, fazem um dos maiores clássicos do interior do Brasil:  o "Clássico dos Maiorais".

 

Clássico dos Maiorais. Foto: Extraída da Internet

 

Carregando o nome da cidade e a cor rubro-negra, o Campinense Clube tem como mascote uma raposa, e uma torcida verdadeiramente apaixonada que se auto intitula "Nação Raposeira".

 

 

TÍTULOS E PREPARAÇÃO PARA 2019

 

Em seus 103 anos de história, o Campinense Clube tem 20 títulos estaduais, um título da Copa do Nordeste, conquistado em 2013, primeira vez que disputou a competição, além do vice-campeonato  da mesma competição em 2016 (perdendo para o Santa Cruz -PE em casa).

 

Foto: CAMPINENSE OFICIAL

 

O rubro-negro participou da Série B do Campeonato Brasileiro em 2009. Em 2018 o Campinense Clube teve sua chance de conseguir o tão sonhado acesso a Série C mais perdeu a vaga para o Ferroviário-CE, em casa após uma eletrizante disputa de pênaltis  (CAM 4 x 5 FEC).

Em 2019 o Campinense disputará a série D do Brasileirão, se tornando o segundo time a permanecer por mais tempo nessa série (o sétimo ano disputado). Os preparativos para 2019 já começaram na Toca da Raposa. O novo comandante da Raposa é um velho conhecido da torcida, Francisco Diá, cuja passagem pelo time foi muito produtiva.

Com Diá o time foi Bicampeão Estadual 2015 (ano do seu centenário) e 2016, e finalista da Copa do Nordeste, sendo vice campeão. O time conta com o Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Série D em 2019.

Por Klebia Costa