Copa do Mundo 2018

As seleções classificadas e as que ainda têm chances de conquistar as últimas nove vagas para a Copa do Mundo de 2018

 

A última rodada de jogos da fase de classificação para a competição selou o passaporte de 23 seleções de todos os continentes. São elas: Rússia (País-sede); Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Polônia, Islândia, Sérvia, Portugal e França (Europa); Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia (América do Sul); Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita (Ásia); México, Costa Rica e Panamá (América Central) e Nigéria e Egito (África).

 

A Seleção Francesa venceu a Bielorrúsia e confirmou presença Foto Franck Fife AFP.jpg

A Seleção Francesa venceu a Bielorrúsia e confirmou presença.

Foto: Franck Fife AFP.

 

Mais ainda existe uma esperança para as equipes que conseguiram uma vaga na repescagem conquistarem uma das nove vagas que ainda restam. Oito equipes europeias disputarão quatro vagas: Suíça, Itália, Croácia, Dinamarca, Suécia, Irlanda do Norte, Irlanda e Grécia.

 

A vitória contra a Suiça garantiu a participação da Seleção de Portugal Foto de Jose Manuel Ribeiro AFP.jpg

A vitória contra a Suiça garantiu a participação da Seleção de Portugal.

Foto: de Jose Manuel Ribeiro AFP.

 

As seleções serão divididas em dois potes de quatro para definir os duelos e o ranking da FIFA será respeitado e, com isso, Suíça, Itália, Croácia e Dinamarca serão cabeças de chave e não vão se enfrentar. Os adversários sairão do pote que terá Suécia, Irlanda do Norte, Irlanda e Grécia.

O sorteio da repescagem acontece já na próxima terça-feira, dia 17, e as partidas de ida acontecem entre os dias 9 e 11, e as de volta estão programadas entre 12 e 14.

Nas repescagens intercontinentais são apenas 2 vagas e os confrontos já estão definidos. Austrália enfrentará Honduras e a Nova Zelândia a equipe do Peru nos dias 6 e 14 de novembro.

 

O Brasil de Tite Foto Fernando Dantas Gazeta Press.jpg

O Brasil de Tite. Foto: Fernando Dantas Gazeta Press.

 

São três as vagas que restam nas eliminatórias do continente africano. A Tunísia e a República Democrática do Congo ainda têm chances. Os tunisianos jogam pelo empate contra a eliminada Líbia, em casa, em 11 de novembro, e o Congo precisa vencer a Guiné, na mesma data, em casa, e torcer para a Tunísia perder e tirar a diferença no saldo de gols (7 a 5) ou levar a melhor no número de gols marcados.

Marrocos e Costa do Marfim duelam por uma vaga na última rodada, em 11 de novembro. Assim como a África do Sul que encara o Senegal em 10 de novembro;

Burkina Faso duela com Cabo Verde e a África do Sul joga contra o Senegal, no dia 14 de novembro. Todos com chances e cabe ressaltar que Senegal e África do Sul tem um jogo a menos.

O Uruguai de Cavani está classificado Foto de Pablo Porciuncula AFP.jpg

O Uruguai de Cavani está classificado.

Foto: de Pablo Porciuncula AFP

 

Fonte: Gazeta Esportiva / Site da FIFA

 

Carla Andrade