CORITIBA, SENTA AQUI. VAMOS CONVERSAR.

E a noite de ontem (9) foi marcada, mais uma vez, por mais uma decepção para a Nação Coxa Branca. O Coritiba enfrentou o Guarani no Estádio Brinco de Ouro pela 15° rodada da Série B 2018, e o resultado não agradou o torcedor. Contrariando as estatísticas, o Coritiba voltou para casa sem os 3 pontos, e pior, fora do G4.

 

Houveram mudanças na escalação com relação ao último jogo contra o Paysandu; Eduardo Baptista pode contar com o retorno de Thalisson Kelven e Simião após cumprirem suspensão. William Matheus também retornou aos gramados após passar a rodada anterior no departamento médico, e Bruno Moraes voltou a dar as caras como titular após a boa atuação contra o Paysandu. Com Leandro Silva suspenso, Vinicius Kiss assumiu a lateral direita. Escalado no 4-4-2, o Coritiba entrou em campo com Wilson no gol, William Matheus na esquerda, Alex Alves, Thalisson Kelven na defesa, Vinicius Kiss na direita, Simião, Vitor Carvalho, Uillian Correia, Alisson Farias no meio de campo, e Bruno Moraes e Guilherme Parede no campo de ataque. Restava agora, honrar o Manto Alviverde.

 

Logo aos 3’ da primeira etapa, o Guarani já abriu o placar com um gol de falta do lateral Pará, após Alex Alves derrubar Bruno Mendes perto da área. O gol no início do jogo pareceu não abalar o Coritiba, que foi pra cima e manteve a maior posse de bola, criando algumas oportunidades de gol, porém todas sem sucesso. Aos 36’, Victor Carvalho mandou um bolão raspando no travessão e quase alcança o empate, mas o gol Coritibano só veio aos 43’, quando Simião cruzou na área para Guilherme Parede, artilheiro da equipe, marcando seu 6° gol com a camisa Coxa Branca. Com 2’ de acréscimo, os 46’, após uma cobrança de escanteio do Guarani, a zaga do Coritiba afastou a bola da área, armando um bom contra-ataque, era a oportunidade da virada! Mas Parede errou o passe e a bola se perdeu pela linha de fundo.

 

(Foto: Divulgação Coritiba Foot Ball Club)

 

A segunda etapa começou bem semelhante à primeira. Em uma cobrança de escanteio, aos 2’, Bruno Mendes fez o segundo gol do Guarani. Aos 09’, Yan Sasse entrou no lugar de Vitor Carvalho e Vinicius Kiss saiu para a entrada de Pablo, buscando reforçar o ataque. Simião saiu aos 26’ e deu lugar a Jonatas Belusso, estreando pelo Coritiba. O placar só não foi mais amplo para o Bugre graças as defesas do goleiro Wilson. O Guarani segurou o Coritiba e buscou oportunidades no contra-ataque, até que o jogo virou um “Deus nos acuda”: o time da casa aproveitando a bola parada para “matar tempo”, o Coritiba emocionalmente abalado acabou se perdendo dentro de campo, e nos 4’ de acréscimo até o Wilson foi pra área para tentar o empate, mas aos 49’ o árbitro decretou o fim da partida e o Verdão termina a 15° rodada sem pontuar, perdendo a vaga no G4 e caindo para a 5° posição na tabela.

 

Agora a situação complica muito para o Coritiba e até o final da rodada, podemos cair até a 9° posição, dependendo dos demais resultados. Estamos indo para a 16° rodada e o Coritiba ainda não ganhou uma partida fora de casa. Preocupante! Se dependermos somente das vitórias no Couto Pereira, dificilmente conquistaremos o acesso. Na coletiva após o jogo, Eduardo Baptista reconhece as falhas:

 

"Treinamos, posicionamos. Levar o gol assim, a gente treina exaustivamente a bola parada defensiva. A culpa é minha, é de todos nós"

 

Independentemente de quem é a culpa, o único objetivo nesse ano de Série B é retornar à Primeira Divisão. Reconhecer a culpa é necessário, mas preparar o elenco para um melhor desempenho em campo e, principalmente fora de casa, é mais do que necessário. Ano passado o torcedor cobrou e muito a utilização dos jogadores da Base como titulares, e este ano vemos diversos “Piás do Couto” tendo a grande oportunidade de mostrar o melhor de seu futebol. Acredito que falta um pouco de autoconfiança; a oportunidade foi dada, resta agora, fazer por onde. Embora o Coritiba venha buscando reforços com jogadores mais experientes, os “pratas da casa” precisam urgentemente buscar mais raça e confiança, a camisa Coxa Branca pesa e precisa ser honrada! ACORDA PIAZADA DO COUTO!

 

Próximo Confronto pela 16° Rodada

Coritiba x São Bento

Estádio: Couto Pereira

Sábado, 21/06, às 16h30.

 

Torcedor, não deixe de apoiar! Compareça ao Couto Pereira e honre você também o compromisso em ser Coxa Branca. SAV!

 

Por Thalyta Viega