DE CABEÇA ERGUIDA, ROJITAS!

A belíssima participação da Seleção Espanhola de Futebol Feminino se encerrou na tarde desta segunda-feira (24), após o confronto contra a favoritíssima seleção dos Estados Unidos. La Roja avançou pela primeira vez para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina de Futebol, feito que não havia conseguido em sua primeira participação no torneio. Porém, as espanholas perderam por 2x1, com dois gols de pênalti a favor das americanas e deram adeus ao Mundial.

 

Fonte: Twitter/Fifa.com

 

Sobre a partida

 

Apesar de toda a badalação da equipe norte-americana, uma partida de futebol é jogada onze contra onze. Foi com o esse pensamento que as espanholas entraram em Reims hoje. Elas poderiam ter levado um balde de água fria após o gol americano logo aos 6 minutos, em cobrança de pênalti convertida pela capitã Rapinoe. Mas logo veio a reação espanhola! Depois da batida de tiro de meta da goleira adversária, Lucia Garcia deu assistência para a camisa 10 espanhola, Jennifer Hermoso, que empatou o jogo. Este foi o primeiro gol sofrido pela equipe americana nesta edição da Copa do Mundo. Com a igualdade no placar, as duas equipes disputaram em equilíbrio na partida.

 

Fonte: Facebook/SeFutbolFem

 

No segundo tempo, a marcação defensiva das duas equipes dava o ritmo do jogo. Até que, aos 30 minutos, mais um pênalti a favor das americanas desequilibrou a partida. A zagueira Torrecilla atingiu a jogadora Lavelle dentro da área espanhola. O lance foi revisado pelo VAR e confirmado pela árbitra húngara Katalin Kulcsar. Novamente na bola, Megan Rapinoe marcou e colocou seu time mais uma vez a frente do placar. Com o ritmo pesado do jogo e o cansaço batendo, as espanholas não conseguiram buscar mais uma vez o empate. 


 

Pós jogo

 

Fim da linha para as espanholas… ou é só o começo? Após a partida, o técnico Jorge Vilda respondeu: “Eu realmente sinto que todos nós deveríamos estar orgulhosos do que fizemos. Estou muito orgulhoso mesmo. Em termos de competitividade, demos ao melhor time do mundo uma corrida pelo seu dinheiro. Foi um grande esforço em parte de todos os jogadores. Vamos crescer com essa derrota e tenho certeza de que todos os jogadores da equipe garantiram seu futuro,” afirmou.

 

Foto: Getty Images - FIFA

 

As jogadoras espanholas também avaliaram a participação da equipe no mundial com muita satisfação. A jogadora Vicky Losada afirmou: “Nós fomos superiores por alguns momentos”. Já Marta Corredera definiu: “Este mundial marcará um antes e depois no futebol feminino espanhol”. E a goleira Sandra Paños garante: “Voltaremos com mais força!”

 

A comissão técnica espanhola retornará ao seu país na terça-feira, encerrando a expedição que começou em Maio. A equipe volta a se concentrar em Agosto, para o próximo desafio: o Campeonato Europeu de 2021. 

 

Por toda a garra e energia que a Espanha demonstrou neste mundial, só podemos dizer: GRACIAS!


 

Fonte: Site Oficial SeFutbol

Por Rayssa Rocha