DERROTA SEM TRISTEZA

 

Com um mistão quase todo reserva, Inglaterra perde de 1x0 para a Bélgica, se classifica em segundo lugar no grupo G e comemora o resultado.

 

Ao contrário do que se espera na Copa do Mundo, onde todos os times lutam bravamente para se classificar em primeiro lugar do grupo de origem, Inglaterra e Bélgica entraram em campo na tarde desta quinta-feira, 28, já classificadas e não se importando caso a derrota viesse. Perder, significaria classificar em segundo lugar no grupo e, teoricamente, pegar adversários mais fáceis nas próximas fases. Esperava-se um jogo de comadres, mas não foi bem o que aconteceu.

Tanto Inglaterra quanto Bélgica deram descanso para seus principais jogadores e entraram em campo, em sua grande maioria, com jogadores reservas, que tinham naquela partida a chance de mostrar serviço para seus treinadores e, quem sabe, conseguir uma vaga no time titular na próxima ou nas próximas fases.

O primeiro tempo começou com todo o gás. A Inglaterra, apesar de um pouco superior e com um domínio melhor de bola, sentiu certa pressão dos belgas e chegou até a sofrer, ainda no início da partida, com uma chance clara de sofrer um gol quando a defesa se atrapalhou, Pickford já tinha ido e Cahill teve que tirar a bola literalmente em cima da linha, evitando o gol da Bélgica naquele lance. Apesar do ânimo dos jogadores, na metade da primeira etapa o ritmo deu uma diminuída, o jogo ficou morno, sem muita evolução de um lado ou de outro e o feedback veio instantaneamente da torcida através de vaias.

O segundo tempo foi melhor, as equipes voltaram mais ligadas e não demorou para o único gol da partida, que sacramentou a derrota inglesa, sair. Januzaj abriu o placar para os belgas. Apesar de considerar a derrota como um bom resultado, o English Team não se acomodou e tentou atacar, criar chances, mas não era pra ser. As tentativas se tornaram, no máximo, gols perdidos e boas chances desperdiçadas. O placar terminou em 1x0 para a Bélgica e quebrou a invencibilidade dos Três Leões na competição. A derrota fez a Inglaterra terminar a primeira fase como segunda colocada no grupo G.

 

O gol que marcou a derrota da Inglaterra

(Foto: Gonzalo Fuentes / Reuters)

 

O foco agora é a próxima partida, pelas oitavas de finais. Os ingleses enfrentam a Colômbia, primeira colocada do grupo H. O jogo está marcado para a próxima terça-feira, dia 3, 15h de Brasília, em Moscou.

Chegar às oitavas de final é um enorme orgulho para a Seleção Inglesa que, há 4 anos atrás, no Brasil, foi eliminada na primeira fase com uma campanha pífia. A aposta do treinador Gareth Southgate na juventude vem dando certo e a torcida é para que o ritmo continue o mesmo, fazendo os Três Leões chegarem ainda mais longe.

Que venha a Colômbia! Que venham as oitavas!

Go, English Team!

 

Por Victória Monteiro