Dever de casa cumprido, liderança alcançada.

Nem o gremista mais confiante poderia imaginar a arrancada que seu time faria no Campeonato Brasileiro de 2016. Sim torcedor gremista, ao final da quarta rodada da competição teu time alcançou a liderança com dez pontos conquistados em quatro partidas. Todos sabiam que os primeiros desafios do Tricolor não seriam nada fáceis. Além disso, o time vinha das amargas eliminações no Gauchão e na Libertadores. Dessa forma, muitos acreditavam em um início tímido da equipe na competição nacional. Estes estavam, definitivamente, enganados.

Antes de entrar em campo no domingo (30/05) para enfrentar o Coritiba na Arena, o time já somava um empate fora de casa contra o Corinthians e duas vitórias consecutivas, contra Flamengo e Atlético-MG. Encarar a equipe paranaense era motivo de desconfiança da torcida gaúcha, uma vez que os gremistas ainda não tinham conseguido vencer este adversário pelo Brasileirão na sua nova casa. Mal sabiam esses torcedores que estavam prestes a ver mais uma quebra de tabu sob comando de Roger Machado.

Em relação ao início da partida, pode-se definir este até mesmo como sonolento. Os visitantes souberam armar seu time a ponto de não dar liberdade para o Grêmio propor maiores jogadas de ataque. Inclusive, o Coritiba apresentou perigo ao gol gremista, mas sem sucesso na hora da definição final. Entretanto, passada a primeira metade da etapa inicial da partida, os atletas tricolores começaram a se encontrar em campo, e o maior exemplo disso foi o gol marcado aos 39 minutos. Quando finalmente encontrou um espaço pelo lado esquerdo do ataque, Marcelo Hermes fez um cruzamento perfeito para Éverton surgir pelas costas da zaga do Coxa e abrir o placar na Arena.

Fonte: Lucas Uebel / Divulgação Grêmio FBPA

Éverton foi, sem dúvida alguma, o destaque do time anfitrião da noite. Já no segundo tempo e com uma velocidade surpreendente, ele fez grande jogada desde o campo de defesa gremista, com dois dribles nos adversários, e só parou dentro da grande área quando derrubado. Na hora da cobrança do pênalti, foi a vez de Luan deixar sua marca no marcador. Estava definido o placar de 2 a 0 que levou o Tricolor Gaúcho para a posição mais alta da tabela do Campeonato Brasileiro.

Mesmo sendo apenas a quarta rodada de uma competição tão longa como é o Brasileirão, torcedores gremistas demonstram entusiasmo com esse posto porque fazia muito, mas muito tempo que não viam seu time na ponta da tabela. E quando se fala em muito tempo, isso quer dizer quase oito anos... Enfim, é necessário concentração, manutenção das coisas boas e aprimoramento em alguns aspectos da equipe, isso os próprios integrantes do elenco gremista admitem. Entretanto, esse início de Brasileirão do Tricolor tem motivos para ser visto com bons olhos. Um deles, com certeza, é o fato de a equipe completar a quarta partida sem levar gol. Um recorde na história dos pontos corridos.

O próximo desafio gremista será na próxima quinta-feira (02/06) fora de casa, contra o Palmeiras, no Pacaembu. Mais um confronto considerado bastante complicado pelo time de Porto Alegre. Para aquele torcedor que está surpreso, para aquele que está animado ou até mesmo para aquele que ainda se mostra desconfiado, será mais um momento para acompanhar e, acima de tudo, apoiar o time.

Cintia Menzomo