E a liderança escapou por muito pouco!

 

Em uma majestosa partida na noite desta segunda-feira (19), o Grêmio deixou escapar a liderança do Brasileirão por 3x3, no Mineirão. O empate, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, contou com gols de Everton, Michel e Ramiro para o Tricolor, e Thiago Neves, Rafael Sóbis e Robinho igualaram para os donos da casa. Com o resultado, o Tricolor Gaúcho perdeu uma ótima chance de assumir a primeira colocação do campeonato. Os comandados de Renato Portaluppi têm 19 pontos, um a menos que o líder Corinthians.

Foto: Washington Alves para Cruzeiro

Essa vitória garantiria ao grupo gremista a liderança do Brasileirão. No entanto, quem pode dizer que o empate em 3 a 3 com o Cruzeiro, no Mineirão, foi mau resultado? Claro, não foi um resultado ruim, mas na boa fase que vive Grêmio, tal empate não satisfez os jogadores, tampouco os torcedores. Sabemos que foi uma partida eletrizante que voltou a evidenciar muito o crescimento do time de Renato Portaluppi.  A liderança, pode não ter vindo agora, mas tem tudo para não tardar. Domingo, o confronto será direto com o Corinthians. Antes, tem o Coritiba, quinta.

Foto: Washington Alves para Cruzeiro

Em análise ao jogo, a efetividade foi a marca do Grêmio na primeira etapa. Com Everton no lugar de Maicon, ficou clara a opção pelas jogadas em contra-ataque, estratégia muito bem cumprida. Muito por conta de Luan, que brilhou muito na participação e na criação das jogadas. Mesmo com marcação reforçada, o Cruzeiro não conseguiu evitar que o atacante, seja partindo de trás ou servindo como pivô, estivesse no centro de tudo o que de positivo o Grêmio criou.

O Tricolor chegou a ter vantagem de 2x0, contudo, o Cruzeiro no início do segundo tempo já alcançou o Grêmio no 2x2, ficando claro que o segundo tempo seria emocionante. Prevaleceu, então, a experiência do Grêmio, que pareceu não sentir a pressão e muito menos o impacto do gol. Tanto que, aos 14 minutos, Luan serviu de novo, Pedro Rocha bateu cruzado, Fábio defendeu para o lado e Ramiro, como um atacante, desempatou.

Que jogo amigos, que jogo! Quando achávamos que estaria decidido, já sem Kannemann, lesionado, o Grêmio viu Robinho driblar Thyere e vencer Grohe: 3 a 3, em um dos jogos mais empolgantes deste Brasileirão. Os minutos finais foram de pressão. Mas a vitória, desta vez, não veio. Ainda que fosse merecida.

Não podemos negar que ainda diante de um empate, fora de casa, o Grêmio fez um grande jogo e está em ótima fase. Se somos favoritos para o Brasileirão? Seguramente dá para ficar entre os quatro, mas muita coisa acontecerá até dezembro. Nossa certeza é que a fase está espetacular! É hora de comemorar e elogiar o futebol que o time está jogando, que há anos não víamos. É hora de mostrar a raça Tricolor e a força da nossa torcida. É momento de lotarmos nossa casa nos próximos jogos!

 

Vamos Grêmio! Queremos a Copa!

Por Kamila Costha