E eles disseram... É apenas futebol.

Vou lhes contar uma história, e, no final dela, talvez sua opinião não seja mais a mesma....

(Foto1-googleimages)

Jairton Rocha, aposentado, 48 anos, casado, pai de dois filhos, morador da Cidade de Guaratuba, litoral do Paraná e torcedor do Coritiba.Seu Jairton viaja de Guaratuba até Curitiba em dias de jogos do Coxa, não tem carro e por isso, para poder ir ao estádio, conta com a ajuda de amigos que o levam para o jogo. Mas essas viagens pesam um pouco, quando pode, tira o dinheiro do bolso, quando não, conta com à ajuda dos torcedores do Coxa.

Porque destacar esse torcedor? Bom, aqui vem a explicação.
Seu Jairton não anda desde os 13 anos. Um erro médico lhe causou uma distrofia muscular nos membros inferiores, que paralisou todos os seus movimentos, obrigando-o a ficar deitado em uma cadeira de rodas especial.

Seu Jairton não fica em camarote, nem nas partes cobertas do estádio, ele fica na arquibancada! Um dia em entrevista ele explicou o porque:

- Eu gosto é de ficar no meio do povão, não tem jeito.


(Foto2 | Fonte : Mônica Moreira)

Em 2013, seu Jairton deu uma prova de que o amor supera qualquer coisa. Viajou até Itú, interior de São Paulo, para ver seu tão amado time. Última rodada do Campeonato Brasileiro, Coritiba x São Paulo, e o Coxa precisava vencer para permanecer na série A. O Coxa venceu, permaneceu na série A.

Em 2015 ele deu mais um exemplo de superação, viajou até Santa Catarina, o Coxa iria enfrentar o Joinville em um confronto direto contra o rebaixamento, o Coritiba acabou perdendo para o JEC, mas isso não abalou seu Jairton, que seguiu confiante em seu time.

(Foto3-globo esporte)

Na última rodada no Campeonato Brasileiro de 2015, Coritiba x Vasco, o Coxa precisava apenas do empate para permanecer na série A. Um domingo chuvoso e frio em Curitiba, mas isso não era problema, seu Jairton estava la, na arquibanca torcendo, acreditando e mais do que isso, mostrando mais uma vez o exemplo de superação. Com um guarda chuva em suas mãos, ele torceu, e viu o Coxa empatar com o Vasco em 0x0, com o empate o time alviverde permaneceu na série A.

(Foto4-coxanautas)

- Meu amor pelo Coritiba supera qualquer barreira - disse Jairton.

Um pequeno resumo da história de um torcedor, apaixonado e capaz de superar qualquer barreira pelo seu time.
E se mesmo assim suas idéias não mudaram, eu tenho certeza que esse cara vai servir de exemplo pra você, não apenas como torcedor, ele é um exemplo de vida. Exemplo de força de vontade, fé, dedicação, superação e amor. Basta ter todos esses requisitos e você vai longe, como seu Jairton, que enfrentou tudo isso, e tenho certeza que por aí vem mais exemplos deste grande homem, vamos ouvir mais histórias emocionantes e de superação dele. Um exemplo a ser seguido, como pessoa e como torcedor, que não se deixa abater pela distância, nem pelas dificuldades impostas a ele. E quando você estiver com preguiça, ou o tempo estiver meio ruim, lembre-se deste torcedor, e eu tenho certeza que você estará presente nos jogos.

(Foto5-youtube)

Assitir um jogo da arquibancada é melhor do que no sofá, sentir à emoção da torcida, pode cantar forte e alto, e saber que assim, você estará ajudando seu time a ser o vencedor.

E depois de tudo isso eu digo a vocês :
NÃO É APENAS FUTEBOL!

 

Patricia Moro