É HORA DAS LEOAS EM CAMPO!

 

Neste domingo (15), as mulheres do Sport entram em campo pela Série A2 do Campeonato Brasileiro!

 

Início da Série A2 do Futebol Feminino Brasileiro e o Sport entra em campo contra o Cruzeiro-RN, às 15h, no Estádio Ademir Cunha em Paulista. 

A disputa das leoas não começa apenas em campo. O time feminino tem enfrentado dificuldades financeiras para custear viagens para os jogos fora da Região Metropolitana do Recife. A coordenadora de futebol feminino do Sport, Nira Ricardo conta que o time é formado por atletas locais sendo muitas que vieram do futebol amador de seus bairros. Ela conta que o elenco possui ajuda de custo para os deslocamentos, no entanto, falta estrutura. Durante entrevista ao Globo Esporte Pernambuco, Nira Ricardo cita que no grupo: “Cada uma deve botar até a última gota de sangue.” Isso porque o departamento feminino de futebol foi reaberto há apenas quatro anos. 

No ano de 2017 o futebol feminino esteve em evidência no cenário nacional, uma tendência promissora. O Sport Club do Recife neste mesmo ano, era um dos poucos clubes que pagavam salários as atletas com vínculo empregatício. Em 2018, a situação financeira mudou de cenário e as mulheres seguem sendo prejudicadas pela falta de estrutura. O rubro-negro pernambucano chegou a anunciar que fecharia as portas do departamento devido ao rebaixamento do time masculino para a série B 2019. 

Em consequência do elenco leonino dos homens ter conseguido o acesso à série A do Brasileirão, o Sport teve de montar um time feminino às pressas devido ao regulamento da CBF que exige a presença de uma equipe feminina de futebol.

As leoas da ilha irão enfrentar o Cruzeiro do Rio Grande do Norte em Paulista. A partida marca o início da temporada nacional para a equipe e desde então, Nira Ricardo tenta passar otimismo à todas. 

(Foto: Reprodução TV Globo)

 

Na ocasião, o Sport contará com a presença de 27 jogadoras, desse número, quatro meninas são menores de 20 anos, a média de idade da equipe é bastante jovem que esteve no time do ano passado. No mais, a treinadora leonina, Keila Felício terá a sua disposição as seguintes atletas: duas que vieram do rival pernambucano, Náutico (a goleira Raíssa e a volante Mayara), três do Íbis (a zagueira Mayara, a atacante Vanessa e a goleira Rebeca) e outras quatro que vieram de times de bairro. O clima entre elas é de incentivo mas com os pés no chão, levando em consideração a situação atual do clube.

 

(Foto: Treino no campo auxiliar | Reprodução TV Globo)

 

Confira abaixo o calendário das Leoas no Brasileirão da série A2:

  • Sport x Cruzeiro-RN - 15 de março (15h) - Estádio Ademir Cunha

  • Náutico x Sport - 22 de março (15h) - Aflitos

  • Sport x UDA - 29 de março (15) - Sem estádio

  • Bahia x Sport - 5 de abril - Sem horário ou estádio

  • Sport x Auto Esporte - 19 de abril - Sem horário ou estádio

 

Por: Rannyelle Barbalho, torcedora do Sport Club do Recife.

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna, não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Mulheres em Campo