GOLAÇO DO AMÉRICA: 1ª RODA DE CONVERSA “LUGAR DE MULHER É NO ESTÁDIO” FOI UM SUCESSO

 

Foto: Mourão Panda/América FC 


 

Era para ser uma comemoração do Dia Internacional da Mulher, mas foi além! A 1ª edição da Roda de Conversa “Lugar de mulher é no estádio”, que aconteceu na noite de terça-feira (10), na Sede Administrativa do América, foi o início de um debate de extrema importância. Tive o privilégio de participar do evento que foi realizado pelo América em parceria com a campanha “+ Mina no Estádio”.

Estavam presentes torcedoras do Coelhão e também de outros clubes, atletas, advogadas e alguns homens também (por que não?!), além de profissionais do direito, atletas e outras amantes do futebol. Com o auditório cheio tivemos a oportunidade de ouvir Adriana Ferreira, coordenadora da Campanha +Mina no Estádio, além da psicóloga Aparecida Mendes de Paiva, falando sobre subjetividade e a mulher na sociedade, e o encerramento foi brilhante, com as palavras da delegada de polícia Elaine Matozinhos, primeira mulher na área em Minas Gerais, e que nos contou como foi e como é a luta para tentar extinguir a violência contra a mulher ao longo das décadas.

 

 

Foto: Mourão Panda/América FC 

 

 

Logo após, foi aberto o debate para todos os presentes, quando ocorreram sugestões, agradecimentos e opiniões sobre o tema “A presença da mulher nos estádios de futebol”. Em ambiente descontraído, se falou do que já é feito em alguns lugares e o que pode ser feito aqui. O América, como pioneiro no estado de Minas, criou um canal de comunicação para denúncias, sugestões ou críticas das torcedoras americanas. O contato pode ser feito através do e-mail: mulheres@americamineiro.com.br

 

O evento deu início a uma transformação e abertura de um novo olhar sobre as mulheres no futebol e também de como os homens devem andar juntos e não em lados opostos, serem parceiros e não gerarem desconforto para nós mulheres. 

E vem aí a 2ª edição da roda de conversa, que ocorrerá em abril, mas ainda sem data marcada! Muito feliz e orgulhosa de poder estar presente e fazer parte dessa torcida!! Foi um golaço, América!! 

 

 

Foto: Mourão Panda/América FC 

 

 

Eu (Mellina), com as jogadoras do futebol feminino do América, Brenda e Adelayne. Foto: arquivo pessoal.


 

Por Mellina Mesquita, colunista do América FC

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna, não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Mulheres em Campo.