GRÊMIO ESTREIA NO GAUCHÃO 2016 CONTRA ADVERSÁRIOS FORTES: O BRASIL-PEL E OS DESFALQUES.

 

 

Definitivamente: a temporada de 2016 no futebol brasileiro teve início. As estreias dos mais diversos campeonatos estaduais do país comprovam isso, e no Rio Grande do Sul não poderia ser diferente. Com jogos acontecendo no sábado (30/01) e domingo (31/01), os torcedores gaúchos tem a chance de ver seus times do coração naquele campeonato que não pode ser considerado “fácil” de forma alguma: o Gauchão. E nesse domingo o Grêmio fará sua estreia em Caxias do Sul, às 17 horas, no estádio Centenário. O adversário será o Brasil de Pelotas, mandante da partida que perdeu o direito de jogar no Bento Freitas por punição do STJD.

Estádio Centenário Caxias do Sul (Foto: Divulgação/Caxias)

Estádio Centenário / Caxias do Sul. Fonte: Divulgação / Caxias

 

O Brasil de Pelotas que enfrenta o tricolor nesse domingo é um time que inicia essa temporada disposto a conquistar o que estiver ao seu alcance. Após o acesso à série B do Campeonato Brasileiro em 2015 e a permanência do técnico que conquistou esse feito, Rogério Zimmermann, o Xavante pode ser considerado um dos times do interior que mais impõem dificuldade no estadual.

O retrospecto recente do Grêmio no Campeonato Gaúcho não agrada plenamente o seu torcedor. A última vez que o Tricolor levantou a taça do Gauchão foi em 2010, em decisão contra o Internacional. Desde então, chegou às finais de 2011, 2014 e 2015 diante do mesmo rival, mas sem a conquista desejada.

Para dar início ao desafio do estadual esse ano, o técnico Roger Machado definiu o time titular para a partida. Entretanto, o Tricolor já se deparou com desfalques logo no inicio da temporada. No amistoso contra o Danubio no sábado (23/01), o meia Giuliano sentiu uma ruptura na fáscia plantar e fica de fora dos primeiros compromissos oficiais do Grêmio nesse ano. Para complicar ainda mais a vida do treinador gremista, Ramiro, substituto de Giuliano no amistoso, teve uma entorse no tornozelo esquerdo em uma dividida contra o Avaí na última quinta-feira, em jogo válido pela Primeira Liga. O atleta recebeu tratamento e recomendações de aproximadamente 30 dias sem jogar.

Diante do cenário adverso, em um primeiro momento imaginou-se que Roger completaria a função de Giuliano colocando Pedro Rocha na posição. Porém, no treino desse sábado foi possível observar uma opção diferente para os desfalques. Nessa nova concepção, Edinho, que fez uma boa partida contra o Avaí, atuou ao lado de Walace na função de volante, redirecionando Maicon para o lado direito do setor de criação. Ao ser questionado sobre a mudança no seu posicionamento, Maicon declarou sentir-se preparado e disposto a suprir da melhor forma possível as ausências de seu novo setor. Outra novidade nesse jogo será a atuação do lateral-direito Wallace Oliveira. Será a primeira partida oficial pelo Tricolor do atleta que chegou no início dessa temporada por meio de empréstimo do time inglês Chelsea.

 

Grêmio treina no CT Luiz Carvalho (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Fonte: Lucas Uebel / Grêmio

 

Dessa forma, o Grêmio deve ir à campo na tarde desse domingo com a seguinte formação: Marcelo Grohe, Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Kadu, Marcelo Oliveira, Walace, Edinho, Douglas, Maicon, Éverton e Luan.  A arbitragem será composta por Luis Teixeira e pelos auxiliares Rafael da Silva Alves e Júlio César Rodrigues dos Santos.

Mesmo na condição de visitante, o Tricolor deverá ter uma torcida em número representativo em Caxias do Sul. Visto que a partir de agora cada partida pode ser considerada como teste e preparação para a estreia na Libertadores no dia 17 de fevereiro, o torcedor se mostra disposto a acompanhar de perto e apoiar o time nesse início de ano. Mesmo com os imprevistos no que diz respeito às lesões, time e comissão técnica mostram-se confiantes no trabalho que está sendo realizado com o elenco disponível. Já o torcedor gremista espera que o Gauchão 2016, além de um termômetro para o torneio continental, seja a oportunidade do Tricolor retomar o topo do futebol estadual, onde já esteve por 36 vezes.


Cintia Menzomo