HERE COMES THE SEMIFINAL!

 

Inglaterra vence com classe a Suécia e, após 28 anos, volta a disputar uma semifinal de Copa do Mundo

 

O sonho segue vivo! Nem o mais otimista dos ingleses imaginava o que estava por acontecer em Samara neste 07 de julho. Passar pela Suécia era um desejo, uma meta e, acima de tudo, um sonho. Possível? Sim! Mas não se imaginava que seria com a facilidade e o domínio com que tudo aconteceu na vida real.

Os meninos da Rainha comemorando mais uma vitória (Foto: Getty Images)

 

A Inglaterra jogou bem e jogou muito bem. Dá até para ousar e dizer que foi a melhor partida da seleção até agora nesse mundial. Apesar da demora para fazer o primeiro gol, os ingleses dominaram todo o primeiro tempo. Com boa troca de passes, posse de bola favorável e um ataque incisivo, ficou difícil para a Suécia crescer no jogo. Foram várias as boas chances de gols da Inglaterra, principalmente por uma abertura deixada pela defesa sueca na direita, o que possibilitou uma boa infiltração. O gol veio, finalmente, aos 29 minutos do primeiro tempo, em um escanteio cobrado por Young que permitiu a subida de Maguire para abrir o placar. Enquanto isso, a torcida inglesa dava o tom à partida entoando “Football is coming home... Is coming...”, em português, “O futebol está voltando para casa”, em referência ao fato do futebol ter sido inventado na Inglaterra.

A Suécia voltou melhor para o segundo tempo, mas não contava com aquele que seria o amuleto da Inglaterra na disputa, Jordan Pickford. O goleiro fez ótimas defesas, algumas muito difíceis e complicou o caminho dos suecos em busca do empate. A Inglaterra, por sua vez, continuou apostando nos cruzamentos e nas jogadas pelas laterais, setores onde o adversário vinha apresentando maior defeito. Aos 12 minutos, Lingard recebeu a bola de um cruzamento na entrada da área e levantou para Dele Alli marcar de cabeça.

Pickford, o elemento surpresa da Inglaterra (Foto: REUTERS/Dylan Martinez)

 

O jogo continuou com um bom ritmo, os ingleses ditando o ritmo, elaborando boas trocas de passes e algumas poucas grandes chances da Suécia sendo paradas pela defesa ou por Pickford. A Inglaterra até poderia ter ampliado o placar, caso quisesse fazer jus ao futebol apresentado, mas 2x0 foi suficiente para a classificação. Depois de 28 anos, o English Team volta a disputar uma semifinal de Copa do Mundo.

Faltando dois jogos para, quem sabe, poder levantar a taça de Campeão do Mundo pela segunda vez após 52 anos, vencer e vencer jogando bem como jogou essa partida, dá ainda mais confiança ao time do treinador Gareth Southgate, que tem totais méritos nesse renascimento da seleção inglesa ao futebol.

A semifinal acontece na próxima quarta-feira, dia 11, às 11h da manhã, em Moscou, contra o vencedor de Rússia x Croácia.

O sonho está vivo! Que venha a semifinal!

Por Victória Monteiro