Homenagem às Mulheres que Amam Futebol!!!

Há décadas as mulheres batalham por seu espaço na sociedade. No futebol não é diferente. É cada vez mais comum a presença feminina dentro e fora das quatro linhas: sejam elas torcedoras, jornalistas, jogadoras, musas ou árbitras. 

O preconceito existe. Há quem diga que nós não entendemos de futebol, não sabemos o que é impedimento ou que estamos no estádio para ver os homens. "Uma vez eu estava em pé na arquibancada com as meninas e um rapaz pediu para a gente sentar. Dizia que a gente não sabia de nada, (xingou). Em um certo momento do jogo ele se referiu a um jogador como ‘baixinho’, então quem não sabia de nada era ele".

É na TV, no salão de beleza, no campo e até no carro, sim, não existe exclusividade no mundo do futebol.  Todas as mulheres que vestem a camisa e vão ao estádio merecem sim serem respeitadas, cada um que comparece ao estádio vai por amor ao seu time, às cores e às camisas. Não é porque nós usamos maquiagem, usamos salto, fazemos escova no cabelo, temos um bebê na barriga que nosso amor é diferente do amor masculino.

FOTO: Arquivo pessoal

Somos um grande público feminino apaixonado por esse esporte espalhado no Brasil e no Mundo.  Confesso que ouvi várias vezes esses ditados: “Ahh, só gosta por causa do marido!”, “Com certeza é influência do pai!”, “Isso é apenas para agradar o namorado!”, “Lugar de mulher é em casa, não no estádio!”, “Você só assiste jogo para ver as penas dos homens..!”, entre outros clichês que ouvimos e que confirmamos ser negativo. A chama que temos dentro do nosso coração, o grito que temos preso na garganta não podemos nunca deixar ser medido ou julgado por alguém.

Sabem de uma coisa? Nosso amor pelo futebol pode ser mais otimista, pois nós mulheres temos um sexto, sétimo até oitavo sentido. Mesmo que nosso time perca, sabemos que ele sairá dessa, saímos de cabeça erguida do estádio mesmo após xingar um pouco, mas temos a convicção que já vimos tudo.

Outra coisa que sofremos diante do sexo oposto é que temos que saber como lidar com as piadinhas dos mais engraçadinhos e dos olhares dos mais desconfiados que, quando dizemos que amamos futebol, somos rodeadas de perguntas por eles só para testarem nosso conhecimento como: “Fala pra mim então, pelo menos 05 jogadores do seu time!”, essas e diversas famosas frases que não conseguimos escapar de respondê-las.

A mulher que ama futebol não pode ser sufocada! Seu canto deve ecoar pelo estádio e conquistar mais e mais adeptos, mais e mais apaixonados. Se conheceu através do pai, tio, tia, irmã, avó, tanto faz! O que importa é que ela está ali, ou na internet, ou na TV, como qualquer outra pessoa que só quer torcer e ser feliz com o seu clube.

      

FOTO: Arquivo Pessoal

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!

 

Por Jéssica Bandeira