MANHÃ DE GOLEADA DAS PALESTRINAS E DE EMOÇÕES PRÉ JOGO

O Palmeiras fez sua parte e goleou o Taboão da Serra, mas diante da vitória do São Paulo, não conseguiu alcançar a segunda colocação

 

O Verdão enfrentou o CATS na manhã desta quarta-feira (11), no estádio Nelo Bracalente, em partida válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Feminino, e aplicou uma goleada, vencendo por 16 a 0. As alviverdes já estavam classificadas para as quartas de final, mas ainda tinham uma chance de chegar à segunda colocação do grupo. No entanto, diante da vitória do rival tricolor, as palestrinas finalizaram mesmo em terceiro lugar no Grupo 1.

 

O JOGO

Como era de se esperar, Ricardo Belli foi a campo com uma equipe modificada, mas mesmo com as alterações as palestrinas se mostraram totalmente entrosadas. Ary Borges, Rosana e Carla Nunes estavam de volta ao time titular, após se recuperarem de lesões que as deixaram de fora dos últimos compromissos do Palmeiras.

As modificações logo se mostraram eficientes, pois nos minutos iniciais Ary Borges abriu o placar para o Palmeiras. O CATS tentou empatar em um cobrança de falta perto da área, mas a batida direta saiu por cima da meta de Karen. Bem organizada e com fortes investidas ao ataque, aos 19’ foi a vez de Angelina balançar as redes após arriscar e acertar um chute cruzado dentro da área. Não demorou muito para que viesse o terceiro, que saiu dos pés de Carla Nunes, com assistência de Angelina.

Aos 25 minutos, as donas da casa ampliaram a vantagem em cobrança de escanteio. Janaína subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou para o fundo do gol, marcando o quarto gol alviverde. Na sequência, Carla Nunes chegou dentro da grande área, limpou a jogada e marcou pela segunda vez, fazendo 5 a 0 para o Palmeiras. A goleada já estava encaminhada, e as adversárias pouco achavam espaço para tentar uma reação.

Karla Alves cobrou falta direta que passou pela defesa das adversárias, ampliando o marcador para 6 a 0 Verdão. As palestrinas permaneceram no campo de ataque e neutralizaram a saída de bola da equipe visitante. Aos 37 foi a vez de Rosana chegar livre na área e precisar de apenas um toque para marcar o sétimo gol das alviverdes. O Taboão chegou a conseguir um contra-ataque e avançou com Nini, mas o chute foi parado pela goleira do Verdão. Antes de encerrar a etapa inicial, Ary e Carla - que já havia feito dois gols - marcaram aos 47’ e 49’, indo para o intervalo com um placar de 9 a 0 para o Palmeiras.

Na segunda etapa, as palestrinas diminuíram um pouco o ritmo, mas ainda seguiram nas investidas no setor ofensivo. Na casa dos cinco minutos, Angelina furou a defesa adversária e marcou o seu segundo gol na partida  (o décimo do Verdão). Logo em seguida, Ary fez seu hat-trick e marcou o 11° tento alviverde. Durante a etapa complementar, o Taboão teve somente duas chegadas na área alviverde, mas apenas uma com real perigo de gol. Já as alviverdes estavam tranquilas com a larga vantagem, e seguiam aproveitando os espaços para encaixar jogadas ofensivas. A goleada virou atropelo, o Palmeiras ainda marcou mais cinco vezes com Rosana (que marcou seu segundo), Bia, Ottilia, novamente com Angelina (que também fez hat-trick) e Maressa, encerrando a partida com um placar de 16 a 0. 

Com goleada, as palestrinas encerraram a primeira fase do Paulistão Feminino. Foto: Priscila Pedroso/Palmeiras

 

Claro que uma vitória nos deixa extremamente felizes, mas essa diferença no placar mais uma vez acende o alerta para a precariedade e falta de atenção com a categoria. As atletas do CATS, assim como as de muitos outros clubes, contam com estrutura precária e praticamente zero suporte. É importante que essas situações sejam acompanhadas de perto pelas federações, pela CBF e por quem mais possa auxiliar no crescimento e manutenção do futebol feminino.

No entanto, nem tudo foi ruim para as meninas do Taboão. Antes da bola rolar, o Palmeiras - em parceria com a Puma -  surpreendeu as atletas presenteando com chuteiras da fornecedora de material esportivo, camisetas personalizadas e livros do Verdão. Sabemos que é pouco, mas esses pequenos gestos aquecem o coração de quem é apaixonado pelo futebol.

 

O próximo compromisso do Verdão será na segunda-feira (16), diante do Corinthians, na Neo Química Arena, às 19h. O confronto é válido pelo jogo de volta das quartas de final do Brasileirão Feminino A1. 

 

AVANTI PALESTRINAS!

 

Por Vânia Souza

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.