MARACANÃ, 70 ANOS

 

16 de Junho de 2020, o dia em que o Maracanã completa 70 anos. 

Pelo momento delicado em que vivemos, estamos distantes, mas nas falas de um bom carioca: “tamo junto sempre”.

Sim, o Maracanã é de todos. Cada clube com seu momento. Flamengo com Zico, Botafogo com Garrincha, Vasco com Roberto e o Fluminense com Rivellino. 

O estádio foi palco de muitas glórias, principalmente para as equipes do Rio de Janeiro, mas em especial para o Clube de Regatas do Flamengo.

 

 

Fonte: Ricardo Brunini

 

Existem vários momentos inesquecíveis, mas vamos relembrar alguns jogos que jamais serão esquecidos para os torcedores do Rubro-Negro que foram no Maracanã:

 

1- Gol de Pet aos 43'

Relembre o jogo: Um cenário em que o time precisava de dois gols de diferença para conquistar o título estadual e o placar estava 2x1 a favor. Tudo certo, mas o jogo estava prestes a acabar. 

Nesse jogo, Petkovic fez um gol que seria impossível, aos 43' do segundo tempo e honestamente! Esse gol deu o terceiro campeonato carioca de 2001 ao Flamengo, em cima do maior rival: Vasco. 

 

2- Brasileiro de 2009

Há tempos o time não tinha um time expressivo e isso aconteceu em um jogo que virou o placar com o gol de Angelim, que diz que sua maior vaidade é ver o Flamengo vencer. Ronaldo Angelim fez um gol de cabeça selando o campeonato em cima do Grêmio por 2x1, e acabou com o jejum de 17 anos sem conquista. 

 

3- Massacre seria o nome correto?

Este jogo é recente. 

Aconteceu ano passado, pela semifinal da Libertadores. 

No primeiro jogo, o Flamengo encarou o Grêmio que, na época era explanado pela mídia e pelo técnico Renato Gaúcho, como  “o melhor futebol do país". 

Jorge Jesus mostrou o contrário. Você se lembra? caso não, relembrará agora!

No primeiro jogo, o duelo terminou empatado em 0x0, apesar do Flamengo ter feito TRÊS gols na partida, mas todos anulados. 

O jogo de volta foi no Templo do futebol, o Maracanã, com o estádio lotado. Este jogo mostrou a todos os incrédulos que era o Flamengo que tinha o melhor futebol do país. O clube carioca venceu por 5x0 o "melhor futebol do país", onde nem o próprio Renato Gaúcho acreditou. 

Limitei a três jogos memoráveis, claro que no Maracanã existem as glórias e as derrotas jamais esquecidas também. E claro que existem outras partidas de outros clubes e da seleção brasileira, mas a pretensão foi homenagear o time do meu coração, nada mais justo. 

 

ZICO: MAIOR ARTILHEIRO DO ESTÁDIO

 

Arthur Antunes Coimbra, nada mais, nada menos que o maior artilheiro do Estádio Jornalista Mário Filho e o maior ídolo da história do Clube de Regatas. 

ZICO foi autor de 333 gols em 388 jogos no palco sagrado do futebol. 

 

 

Fonte: Reprodução da Internet

 

 

Zico se coloca à frente de muitos artilheiros do futebol brasileiro, em especial do Rio de Janeiro: como Dinamite, Romário e outros, que ficam atrás do Galinho neste quesito.

Se for contar atualmente sobre o "Novo Maracanã", desde a reforma de 2014, Gabigol, também ídolo do clube, é quem mais marcou: 33 gols, sendo que esse número ainda tende a aumentar. Fred fica atrás com 30 gols e em terceiro, Hernane Brocador com 20 gols. 

O fato é que dificilmente alguém possa superar Zico, o ex-10 do Flamengo, que é o maior artilheiro de um estádio do Brasil.

 

Parabéns Maracanã e obrigada por tantos momentos e, principalmente, por ser palco de muitas conquistas do Flamengo.

#Maraca70anos

 

Por: Rhayanne Athyrsa.

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Mulheres em Campo.