Muito além de uma resenha

Blog Mulheres em Campo, há um ano mostrando a força das mulheres no futebol!

 

 

A palavra torcedor, nasceu da presença das mulheres nos estádios e campos de futebol, no século passado. Nossas percursoras, frequentavam tais lugares, com trajes a rigor, e quando suas mãos suavam, tiravam e torciam as luvas, passando a serem chamadas de "torcedoras".

O século XXI, chegou carregado de mulheres dispostas a quebrar velhos estigmas impostos pela sociedade, que antes aceitava a presença feminina nos estádios, apenas por ser um local de “bons partidos”. Hoje podemos jogar, podemos torcer, debater e claro: “resenhar”!

Queremos e podemos ir além, para mostrar que acompanhamos e discutimos futebol, não só porque entendemos e temos propriedade no assunto, como também por amor!

As mulheres não são mais as mesmas… a cada dia fica evidente, a quem quiser ver, que as “amarras” que nossa sociedade machista e retrograda, insiste em tentar atar, já não nos limitam mais. Temos a certeza de que o nosso lugar é onde quisermos estar, principalmente nas arquibancadas e nas rodas de futebol mundo afora.

Quando um grupo de mulheres se juntou para discutir futebol, muitas pessoas torceram o nariz e outros satirizaram. As criticas, nos fizeram companhia ao longo desses 365 dias, mas sempre buscamos tirar o melhor de cada comentário, para representar com maestria, cada torcedor.

 

“Mulher não serve pra isso. Mulher não consegue acompanhar as jogadas com a mesma perspicácia masculina.” (Frase extraída de um blog do portal R7)


 

Pude viver cada um desses dias, lutei ao lado de cada colunista, para manter não somente a equipe unida, mas também para mostrar a cada um que havia duvidado, a qualidade do nosso trabalho. Tomadas pelo amor ao pavilhão, pelo fanatismo e orgulho de cada clube, crescemos ao longo dos meses e conquistamos a confiança dos milhares de torcedores, que hoje nos brindam com suas fiés leituras.

Em cada canto do país, uma torcedora apaixonada nutre um amor imensurável por seu clube e cabe a nós, lutar pelo direito de participar das resenhas. Segundo pesquisa realizada pela Pluiri Consultoria 68,9% das mulheres (67,2 milhões) são torcedoras de algum clube, o que demonstra  o crescimento feminino.

“Essa obsessão feminina de querer fazer tudo o que os homens fazem para provar igualdade é pura ingenuidade”(frase do mesmo blog já citado), não, nós não queremos fazer tudo o que os homens fazem, queremos fazer o que nos da vontade e da maneira que quisermos. E temos feito!

De cada adversidade, tiramos uma lição, que nos fez o que somos hoje! Foram 365 dias, de luta, de suor e de glórias! Cada colunista é autora, desta bela história.

Milhares de leitores, nos acompanham e nos elogiam, sendo nosso combustível diário! A cada um de vocês, fica o nosso muito obrigada e a promessa de que daremos o nosso melhor, dia após dia.

Este, sera o primeiro de muitos aniversários!

 

Parabéns Equipe Blog Mulheres em Campo!


por Mariana Alves, adm e colunista por amor!