NÃO DEU, É HORA DE PARAR

Hélio Hermito Zampier Neto, ou apenas Neto,  zagueiro da Chapecoense, nasceu no Rio de Janeiro em 16 de agosto de 1985, e aos 34 anos, após tentativas de voltar a atuar nos gramados, anunciou sua aposentadoria. 

 

Foto: Márcio Cunha - ACF

Neto começou sua carreira jogando pelo Francisco Beltrão-PR. Também atuou pelo Cianorte, Guarani, Metropolitano e Santos, e em 2015 chegou à Chapecoense. Foi campeão da Copa Sul-Americana em 2016 e bicampeão catarinense em 2016 e 2017. 

Além dos títulos que conquistou junto ao Verdão do Oeste, infelizmente ficou mais conhecido não pelo seu futebol, mas por ser um dos sobreviventes do acidente com o avião da Lamia em 29/11/2016, que levava a equipe, dirigentes e jornalistas para a disputa inédita da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional em Medellín.

 

Foto: Márcio Cunha - ACF

 Após o acidente, Neto só voltou a treinar com bola em março de 2019, renovando as esperanças de voltar aos gramados. Porém, ele só esteve presente em uma partida desde então, um jogo beneficente para arrecadar fundos para os familiares das vítimas do acidente. Apesar das tentativas, infelizmente em dezembro de 2019, o atleta anunciou sua aposentadoria:

 

"Meu corpo não aguentava mais. As dores eram maiores que o prazer. Conversei com os médicos e logo vai ter um comunicado oficial do clube. Aparentemente, no dia-a-dia não tinha dores, mas nos treinos em alto nível o corpo não aguentava as dores no joelho e na coluna, que foram o que mais me entristeceram no final e me tiraram do campo", disse ele em entrevista ao Globo Esporte.

Foto: Márcio Cunha - ACF

 

Apesar da aposentadoria precoce, Neto continuará na Chapecoense atuando atrás das quatro linhas, e será dirigente em 2020, faltando definir apenas alguns detalhes. O que se sabe é que ele fará a conversação entre clube e atletas. Em um ano onde a Chape jogará a série B do brasileirão, com certeza a experiência como atleta e, principalmente, a experiência de vida de  Neto, fará muito a diferença no elenco. E sempre estaremos aqui, apoiando e torcendo por ele.

 

Kelly Cristine Janiro.