NÃO É APENAS FUTEBOL

 

São apenas onze caras correndo atrás de uma bola…

Você paga pra ver isso? Isso é uma máfia, eles não estão nem aí pra você!

Futebol? Que perca de tempo e dinheiro…

 

Já ouviu essa e outras frases né? O que eles acham que é apenas um esporte, para nós, é amor! Pode até ser que eles tenham razão, o que eles não sabem, é que…

Sabe aquele amigo que você achou no meio da torcida enquanto comemorava o gol do seu time? E aquela aposta que você fez com o seu amigo torcedor do rival? E quando você reuniu sua família para um churrasco onde todos iriam assistir a uma final? O dia em que você chorou no estádio, ouviu o eco da torcida que cantava É CAMPEÃO! Mas também teve o dia em que você chorou de tristeza, e mesmo assim bateu forte no escudo da camisa em que vestia e falou COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!!

É inevitável não se arrepiar quando a torcida está em festa recebendo o ônibus dos jogadores que estão chegando para uma partida, você acha que eles não estão nem aí, mas, eu quero acreditar que de dentro do ônibus eles sentem o mesmo arrepio que eu, a força que eu tiro dos meus pulmões para cantar alto, é a força que eles sentem para entrar em campo e jogar. O motivo ? Sou eu, TORCEDOR!

O futebol nós traz alegrias, nos ensina a ser técnicos de arquibancada, nós ensina também um dicionário de palavrões.

Sim, expressamos nossa raiva, mas também expressamos nossa alegria, ainda mais quando o jogo vira, mas o futebol também ensina o respeito e a humildade.

O futebol me trouxe amigos, com quem eu saio pra ver um jogo no barzinho na esquina, o futebol também é isso.

 

 

Você pode até ver, casos de violência , torcedores que brigam com torcedores rivais, mas, você vê também amigo zoando o amigo em clássico, a família que vai ao estádio, o menino que consola o rival numa final, aquela criança que emprestou a muleta para um colega poder assistir ao jogo também ou até mesmo aquele senhor, em uma maca vendo seu time do coração em baixo de chuva. São gestos assim que nós fazem dizer, que não é apenas futebol…

Nós somos maioria, nós lutamos pro errado virar certo, quem insulta, usa violência, não ama, não torce e muito menos devemos dizer que são torcedores, torcedores somos nós, os bilhões de loucos apaixonados, loucos que ficam felizes por ter conseguido comprar aquela camisa nova, mais uma pra coleção que esta no guarda roupa, aquele que ama, que chora, que ri.

Se pra você não é nada, é apenas bobagem, saiba que para nós, é muito mais que tudo isso que leu…

O futebol sou eu, você, somos nós, o futebol une nação inteira!

Essa “máfia” é apaixonada pelo esporte chamado FUTEBOL!


Por: Patrícia Moro