No clássico das multidões, Sport enfrenta o Santa Cruz valendo uma vaga no G4.

(foto: leões da resistência)

Neste domingo (21), pelo campeonato pernambucano, acontece o clássico das multidões que completa 100 anos em 2016. O duelo acontecerá na Ilha do Retiro ás 17:00h (Horário de Recife) pela 4ª rodada do Hexagonal do Título do Campeonato Pernambucano.

Ao longo da história, aconteceram 544 jogos. 227 vitórias do Sport, 153 empates e 164 Vitórias do Santa Cruz.

Na teoria, não existe favoritismo para o primeiro Clássico das Multidões de 2016. Entretanto, o Sport conta com um retrospecto positivo nos últimos jogos contra o Santa Cruz, carrega consigo um tabu de mais de dois anos sem perder em casa para o rival.

Embalados pelas vitórias na Copa do Nordeste, o duelo coloca em jogo uma vaga no G4. Hoje, o Sport estaria fora da próxima fase, está na 5º posição com 3 pontos. O Coral está em 3º com 4 pontos. O jogo poderá complicar o Leão na competição ou pode ser o momento da reabilitação.

O técnico rubro-negro Paulo Roberto Falcão conta com mais uma opção para o meio campo do time. O meio campista Gabriel Xavier está regularizado e ficará a disposição para ser utilizado. A dúvida é se ele vai ser colocado como titular desde o inicio ou se ele entrará apenas no segundo tempo da partida.  Luiz Antônio ou Everton Felipe podem sair caso o novo jogador seja acionado. Falcão não poderá contar com o lateral-direito Maicon e com o meia Mark González, ambos machucados.

Provável Sport: Danilo Fernandes, Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval, Renê, Rithely, Serginho, Everton Felipe, Luiz Antônio, Lenis e Túlio de Melo

O técnico tricolor Marcelo Martelotte não divulgou a escalação do Santa Cruz para o clássico. A tendência, no entanto, é que ele repita pelo terceiro jogo seguido os mesmos titulares. O único desfalque é o atacante Arthur, que está na transição física. O meia Leandrinho e o zagueiro Leonardo aguardam regularização no BID.

Provável Santa Cruz: Tiago Cardoso; Vítor, Alemão, Danny Morais e Allan Vieira; Wellington Cézar e Dedé; João Paulo, Wallyson e Lelê; Grafite.

Arbitragem: Sebastião Rufino Filho; Clovis Amaral da Silva, Elan Vieira de Souza.

O último jogo do Leão em que o árbitro apitou foi o Clássico dos Clássicos contra o Náutico, dia 22 de março do ano passado, na Arena Pernambuco.

Últimos Clássicos das Multidões na Ilha do Retiro:
Sport Recife 3 x 0 Santa Cruz - Hexagonal do título do Campeonato Pernambucano, 06/03/2014
Sport Recife 2 x 0 Santa Cruz - 1º jogo semifinal da Copa do Nordeste, 12/03/2014
Sport Recife 1 x 0 Santa Cruz (pênaltis 5 x 3)  - 2º jogo da semifinal Campeonato Pernambucano, 13/04/2014
Sport Recife 1 x 1 Santa Cruz - Hexagonal do Título, 06/04/2015

Última vitória do Santa Cruz na Ilha:
Sport Recife 0 x 2 Santa Cruz, 2º jogo da final do Campeonato Pernambucano, 12/05/2013

Beatriz Cunha