NOVIDADE PARA 2016

 

gremioavalanche.com

 

O Grêmio inicia 2016 com novidades. Para aquele torcedor que está ansioso para o anúncio de uma estrela como integrante do grupo, não é esse tipo de novidade que será abordada no texto. Se comparado às últimas temporadas, a grande diferença nesse início de 2016 é a manutenção do grupo em relação a 2015. Na última quarta-feira (06/01), ocorreu a reapresentação dos jogadores para o início dos trabalhos da pré-temporada. Mas esta reunião mais parecia os últimos encontros de 2015.

Do time titular que se via na última temporada, as únicas baixas foram do lateral Galhardo e do zagueiro Erazo, que acabaram saindo do plantel pelo fato dos clubes envolvidos e empresários não entrarem em um consenso sobre valores e condições de permanência. Outras negociações que preocupavam o torcedor gremista eram as do zagueiro Geromel e do volante Maicon. Sob o ponto de vista do esquema montado pelo técnico Roger Machado no último ano, esse dois jogadores se revelaram muito importantes para a equipe na melhor fase do Grêmio no Brasileiro. Para a alegria da grande maioria dos gremistas, Geromel e Maicon renovaram o vínculo com o Grêmio e estarão com o tricolor nessa temporada.

Além de outras renovações (como a do meia Douglas e do goleiro Marcelo Grohe), foram anunciados para repor a posição das baixas da equipe o zagueiro Kadu, vindo do Atlético-PR, e o lateral-direito Wallace, emprestado pelo Chelsea. A expectativa da torcida e da imprensa gira em torno de um anúncio sobre a contratação de algum jogador com característica de “matador”. Como a finalização foi um dos pontos mais questionados no time final da temporada passada e o Grêmio estará na Libertadores esse ano, espera-se que alguma contratação ocorra nesse sentido. Diversos nomes já foram espeulados em diversas notícias e comentários. Entretanto, a direção gremista é muito cautelosa e não confirma nada nem dá muitas dicas sobre o assunto.

Outra novidade para esse início de ano é o fato da pré-temporada estar sendo realizada em Porto Alegre. Ao contrário de outros momentos em que o Grêmio viajava para a Serra Gaúcha para realizar seus primeiros trabalhos em grupo, este ano o projeto de preparação fica todo na capital, no CT Luiz Carvalho. A ideia pode ser vista com bons olhos, pois, de acordo com a própria equipe de preparação, a boa estrutura do local e a logística envolvida favorece o aproveitamento desse momento antes dos compromissos oficiais.

A principal diferença do início de 2016 em relação a 2015 foi dita pelo próprio presidente Romildo Bolzan Junior, no primeiro discurso para os jogadores. Segundo ele, no início de 2015, tudo era dúvida em relação aos objetivos do clube. Para o presidente, 2016 é o ano de uma consolidação de expectativas. Sim, isso inclui o tão falado tema dos títulos de grande representatividade. Mas o que se percebe é que o entrosamento do grupo de jogadores, a manutenção da comissão técnica e a organização política e financeira que já vem ocorrendo, são fatores positivos para a temporada dos gremistas. O que nunca muda é a forma como o verdadeiro gremista acompanha e apoia o seu time. Isso, não é nenhuma novidade.

 
Cintia Menzomo