O CLÁSSICO-REI ACONTECERÁ DE FORMA MAIS ESPECIAL EM 2019.

Após 26 anos um dos clássicos mais cobiçados do país voltará a ser palco na era dos pontos corridos. O Tricolor do Pici garantiu sua vaga com quatro rodadas de antecedência, enquanto o seu rival, o Ceará, acabou conseguindo a permanência na penúltima rodada do campeonato depois de uma combinação de resultados que favoreceu o alvinegro. A última vez que houve o encontro do Ceará vs. Fortaleza na Série A foi no ano de 1993, neste duelo quem saiu vitorioso foi o Vovô, com o placar de 1 a 0.

Os grandes nomes do futebol cearense terá um ano cheio de clássicos-rei. Ambos irão se enfrentar além do Estadual, também na Copa do Nordeste que inclusive já tem data marcada para a partida acontecer.

Há algumas curiosidades e estatísticas que tornam o clássico bastante curioso. Pra quem acha que existe alguma hegemonia no clássico-rei está muito enganado; é muito interessante a análise das estatísticas onde mostram o equilíbrio até nos gols.

(Foto: Kid Júnior/Agência diário)

A estatística dos jogos oficiais entre os dois rivais, em embates de torneios nacionais, regionais, estaduais e citadinos, apresenta-se assim:

Em partidas oficiais incluindo todos os campeonatos que os rivais jogaram, em embates de torneios estaduais, regionais e citadinos apresentam-se da seguinte maneira: 488 jogos sendo 160 vitórias do Ceará contra 150 vitórias do Fortaleza. São 178 empates. Quanto aos gols a diferença é incrivelmente aproximada; são 635 gols do Ceará contra 613 do Fortaleza.

Por Gabriela Costa e Dayane Maciel