O Furacão de 2001

O Furacão de 2001

O Ano de 2001 foi um ano atípico para o torcedor do Atlético Paranaense.  Logo no primeiro semestre amargou a eliminação na Copa do Brasil nas quartas de finais, porém o time deu a volta por cima e conquistou o Bicampeonato do Paranaense em cima do Paraná Clube. Logo então começaria o Campeonato Brasileiro e o ritmo tinha que continuar o mesmo.  E não tinha como ser diferente, o inicio foi com vitória sobre o Grêmio em casa, com gols de Kleber e Kleberson.  

Naquele ano a campeonato era disputado entre 28 clubes, todos jogando contra todos em turno único. Os oito primeiros se classificavam para as Quartas de Finais. O Furacão se classificou em segundo colocado, logo atrás do São Caetano.

A fase final era disputado em partida única e nessa fase o Furacão enfrentou o São Paulo, vencendo por 2x1 jogando na arena da Baixada com gols feitos pela dupla de ataque Kleber e Alex Mineiro e nas semi finais enfrentou o Fluminense também na Caldeirão Atleticano com três gols dele Alex Mineiro.

Então chegou a tão esperada final. Os dois primeiros colocados na fase classificatória decidiram o campeonato. Atlético Paranaense, O Temido Furacão X São Caetano, O Azulão. São Caetano, um time que no ano anterior já tinha sido vice campeão da Copa João Havelange, estava com sede do Titulo Nacional e queria a todo custo esse caneco. Queria! Mas não ia levar. Porque o que os Jogadores do Furacão mostraram que ninguém estava ali pra brincar. Com a Arena completamente lotada e a torcida gritando sem parar, o Atlético abriu o placar logo aos 4´, com AIlan. Porém as 31´, o São Caetano marcou de falta. Já no começo do segundo tempo o São Caetano virou o jogo.

www.blogdofuracao.com

 

Mas o Furacão tinha Alex Mineiro. 2 minutos, apenas 2 minutos depois veio o empate. Aos 35 minutos a VIRADA ATLETICANA, numa linda tabela na entrada da área do São Caetano, Alex Mineiro passa pelos zagueiros e marca o terceiro. E pra finalizar, Pênalti pro Furacão e Alex Mineiro bate pra fazer o 4º e fechar a conta no primeiro jogo da final.

No dia da Grande final, a torcida Atleticana novamente compareceu em peso, agora no Anacleto Campanella, confiantes que o Titulo já era do Furacão. Os que não puderam ir, lotaram a Praça Afonso Botelho em frente a Arena da Baixada para acompanhar o jogo no telão que ali estava. Com o Furacão, jogando com segurança e mostrando autoridade, não deixou o São Caetano aprontar, e pra selar de vez o titulo, ele Alex Mineiro marcou o gol do título e tornou-se o primeiro jogador na história dos Campeonatos Brasileiros a marcar quatro gols em uma série final. Assim, foi só esperar o tempo passar e pela primeira vez na história o Clube Atlético Paranaense era Campeão Brasileiro de Futebol e a festa foi toda Rubro Negra.

observatoriocap

 

Elenco Final : Flávio, Nem, Gustavo, Rogério Corrêa (Igor), Alessandro, Cocito (Pires), Adriano, Kleberson, Fabiano, Kleber (Souza), Alex Mineiro. Técnico: Geninho.


Nay Bortolotti