O que esperar do Flamengo de 2016?

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo.com.br

O Flamengo entrará em campo pela primeira vez em 2016. O adversário é o Ceará, em Fortaleza, pelo troféu Asa Branca. O torcedor rubro-negro poderá matar a saudade do Mais Querido e ver como está o novo time, comandado por Muricy Ramalho. Sim, os flamenguistas estão curiosos!

O Fla vem com um plantel reformulado e tem um comandante com um estilo de jogo diferente. Todos querem ver o trabalho que Muricy fez desde o início do mês, e as novidades começam no gol: Alex Muralha, que foi destaque no Figueirense em 2015, é promessa de disputa pela vaga, que até o ano passado era de Paulo Victor.

Um dos pontos que o Fla procurou reforçar também foi a “cozinha” do time. Aliás, a zaga foi um dos principais motivos de preocupação - e sofrimento - do flamenguista em 2015. Quem não se lembra dos buracos na zaga? Das falhas de marcação e, principalmente, das bolas aéreas? Bola cruzada na área do Flamengo era motivo de “mini-infartos”. Para dar um jeito nisso, o Flamengo trouxe de volta Juan e contratou o zagueiro Rondiney.

No meio-campo, a novidade fica por conta de Mancuello. E já nos treinos, o argentino vem mostrando habilidade. Inclusive, fez dois golaços no treino da última terça-feira (19).

O Flamengo fez contratações pontuais, de acordo com as necessidades do time. A base foi mantida: Wallace, Márcio Araújo, Jorge, Everton, Gabriel, Emerson Sheik e Guerrero. Apesar dos nomes serem os mesmos, Muricy vem trabalhando para que o Flamengo versão 2016 seja melhor do que a versão 2015. Ele prometeu, inclusive, otimizar o rendimento do peruano Paolo Guerrero, que chegou com status de salvador da pátria, começou bem, mas caiu de rendimento.

Outros pontos que o comandante do Fla vem trabalhando são a marcação e posse de bola e passes, quesitos que foram insatisfatórios em 2015. 

Mas, treino é treino e jogo é jogo. Resta esperar pelo jogo que acontece às 21h30 (horário de Brasília) para ver a cara nova do Mengão. Logicamente que uma partida não é o suficiente para cravar como será o time neste ano, mas poderemos ter uma prévia desse Flamengo reforçado e torcer para que a prévia seja a melhor possível.

Camila Leonel