Outubro rosa, vermelho e preto!

Como todo apaixonado já sabe, o futebol é muito mais que um jogo, muito mais que homens correndo atrás de uma bola, o futebol é vida, literalmente, através dele, algumas torcidas organizadas colaboram com campanhas de conscientização. A Raça Rubro Negra, o pulmão da arquibancada Flamenguista, apoia diversas causas, e uma delas é o Outubro Rosa.

                                            

• Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversas entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Tive o enorme prazer de conversar com uma das integrantes da RRN, a Paula Alvarenga, que me contou que ano passado elas já haviam feito uma faixa relacionada ao tema da campanha e estendiam em todos os jogos de outubro.

"Sabemos da importância da campanha e ajudar a divulgar é ótimo. Já que somos a maior torcida do mundo, também temos o maior número de torcedoras. Assim, conseguimos levar cada vez mais informação" Paulinha.

O movimento de apoio é realizado com total apoio da diretoria e de todos os integrantes, onde praticamente não há divisão. No primeiro jogo do Flamengo em outubro, contra o Joinville, foram elas, isso mesmo, o feminino da RRN que regeram 48 mil torcedores no Maracanã, elas que ensaiaram desde o início do ano para unir uma festa linda com uma campanha maravilhosa, elas que comandaram as bandeiras, puxaram as músicas, mostraram a importância que elas tem para o mundo.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo mundo! No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas. Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ - o que já uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.  

Antes do aparecimento de qualquer sintoma do câncer de mama.

A campanha é outubro rosa, o título do texto é vermelho e preto, mas o outubro pode ser da cor predominante na sua torcida, ou na sua cor preferida, o que é importa é aderir à campanha e incentivar as mães, tias, avós, primas, amigas e a todas as mulheres a realizar o autoexame ou a procurar um médico, o diagnóstico precoce é uma arma poderosa contra a doença. Juntas somos mais fortes!

Agradecimento especial à Paula Alvarenga e a todos os integrantes da raça, em especial as meninas, pelo apoio a campanha. Como torcedora do Clube de Regatas do Flamengo, me sinto lisonjeada por ser tão bem representada.

 

Bárbara Lima