PRAZER, EU SOU A BUNDESLIGA

“Quarentena é um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas sadias, mas que podem ter sido contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela espalhe-se. Esse procedimento foi adotado várias vezes na história, porém não se sabe ao certo quando foi praticado pela primeira vez.”

 

Na teoria, quarentena um apanhado de 40 dias, na prática já se vão 60 dias. 60 longos dias em que nós apaixonadas por futebol seguimos na “sofrência”, ou seguíamos. 

 

Foto: Reprodução/Bundesliga

 

O primeiro campeonato europeu a voltar, retorna neste sábado, neste 16 de maio, após mais de 60 dias, na Alemanha ouve se outra vez um apito iniciando uma partida de futebol.

 

Mas quem é o campeonato alemão?

 

Nunca na história a Bundesliga, foi tão aclamada pelo público mundial de adoradores daquilo que muitos chamam ser somente “22 homens correndo atrás de uma bola”.

 

A Fußball-Bundesliga (Liga Federal de Futebol), é uma liga profissional de futebol na Alemanha, é a principal competição nacional do país.

 

Fundada em 1962, originalmente pela  Deutscher Fußball-Bund (Associação Alemã de Futebol), na cidade de Dortmund, a competição hoje é organizada e controlada pela Deutsche Fußball Liga (Liga Alemã de Futebol)

 

Sua primeira temporada se deu no ano de 1963, o Colônia foi o primeiro time a sagrar se campeão da liga, a partir de então e até hoje, a Liga segue sofrendo mudanças frequentes.

 

Em um período curto de tempo a competição passou a trazer resultados para o futebol nacional, aprimorando a qualidade, pouco mais de uma década após sua criação tanto a seleção quanto os clubes do país mostravam retornos significativos, em 1974 a Seleção da Alemanha tornava se campeã do mundo, nos anos de 1972 e 1980 levou para casa a Eurocopa, tendo ainda chegado à final de 1976 onde parou nas penalidades.

 

Já os clubes, dominaram a Liga dos Campeões no período de 1972 a 1983, foram 4 títulos que ficaram na Deutschland, Bayern implacável em 1974, 1975 e 1976 e Hamburgo levando a liga em 1983. Em 1977 o o Borussia Mönchengladbach ainda beliscou a taça, mas ficou no vice campeonato.

 

Em toda a Europa e seus campeonatos, o desempenho das equipes alemãs neste período foi notável, grande parte dos canecos disputados ficaram com os clubes do país.

 

Atualmente a competição que já teve 55 participantes e já viu 13 clubes serem seus campeões é disputada por 18 equipes.

 

A COMPETIÇÃO

 

A temporada alemã dura do começo de agosto ao final de maio, durante o inverno existe uma paralisação da competição durante 6 semanas, que acontece entre meados de dezembro até o final de janeiro.

O contrato de exibição com a tv determina que, uma partida seja realizada sexta-feira, seis jogos ocorram aos sábado e dois finalizam o final de semana aos domingos.

 

As 18 equipes se enfrentam entre si, todos contra todos com turno e returno, são 34 rodadas com 9 partidas em cada uma delas, num sistema de pontos corridos.

 

Os quatro primeiros colocados garantem vaga para a Liga dos Campeões, já o quinto e o sexto garantem sua presença na Liga Europa da UEFA.

 

O PÚBLICO

 

A liga alemã é a mais bem frequentada do mundo, considerando número de média de público por partidas, a média de público gira em torno de 45 mil pessoas a cada jogo. Também é do futebol alemão o clube com maior média de frequência do mundo, o Borussia Dortmund.

 

Com os menores preços de ingressos, dentre as 5 principais competições europeias vem a maior média de ingressos, prova do quão importante é manter preços possíveis aos seus torcedores.

 

A procura é tanta que os clubes precisam limitar o números de ingressos por torcedor, para que todos possam ter oportunidade de acompanhar as partidas.

 

Não é a toa que um dos maiores espetáculos, se falando de torcida é um dos ingredientes da competição, a famosa die gelbe Wand, a Muralha Amarela, do Borussia Dortmund.

 

Foto: Reprodução/Internet

 

Na Europa, a casa do Dortmund, como é conhecido é a única que possui uma área em que sua torcida pode torcer em pé, a Südtribune, Tribuna Sul é palco de um espetáculo cantado. Ao som de You'll Never Walk Alone (você nunca estará sozinho), o time amarelo e negro já pôde ser protagonista de grandes viradas históricas.

 

A ERA BAYERN DE MUNIQUE

 

Desde 2000 a equipe do Bayern de Munique levou para a Allianz Arena 14 taças da Bundesliga, não chegando lá somente em  2002, 2011 e 2012 onde Borussia Dortmund foi campeão, o Werder Bremen em 2004, o VfB Stuttgart em 2007 e o VfL Wolfsburg em 2009.

 

No total são 29 títulos nacionais para o time da Baviera e as últimas 20 temporadas dadas de forma quase perfeita.


 

 O RETORNO

 

A última partida da Bundesliga antes da paralisação ocorreu em 11/03, Monchengladbach 2 x 1 Colônia encerraram a rodada que anteveio dois meses de paralisação. 

 

O retorno que trouxe a 26ª rodada do campeonato só ocorreu também depois de muitas discussões e o estabelecimento de protocolos, tanto na elite da divisão ou na Bundesliga 2.

 

Sem torcidas, assim serão as próximas rodadas, pelo menos não dentro de campo já que fora dele o campeonato se tornou um “xodó”.

 

Limites de pessoas participantes na organização e na realização dos jogos, tal qual medidas financeiras, como a criação de um fundo de solidariedade criado por Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, RB Leipzig e Borussia Dortmund. Os quatro clubes doaram um total de 7,5 milhões de euros, que serão direcionados para times da terceira divisão e para a Liga Feminina de Futebol da Alemanha.

 

Mas mesmo tendo o maior público do futebol, a Bundesliga não retornou sem protestos, faixas foram colocadas em repúdio ao retorno do futebol.

 

"O futebol irá sobreviver - sua empresa está doente!"

Faixa deixada pela torcida do Augsburg, antes da partida

Foto: @guek62

 

Mais uma vez quem lidera o campeonato nesta temporada é o multicampeão Bayern de Munique, porém o crescimento do futebol de seus adversários é notável. O "time a ser batido" desperta a evolução de seus adversários.

 

AMOR ALÉM DA VIDA

 

Em 2019, o Union Berlin fez sua primeira partida pela elite do futebol alemão, em 19 de agosto de 2019 a equipe da casa foi derrota pela equipe do Leipzig, num placar elástico de 4x0 para os visitantes.

 

Poderia ser só uma estreia infeliz e embora o resultado dentro de campo seja para se esquecer, nas arquibancadas um fato emocionante para ser sempre lembrado.

 

O Alten Foersterei recebeu nesta partida 455 pessoas a mais que seu limite.

 

Mas de onde vierem? Como foi permitido um público excedente?

 

Para sua primeira partida na elite foram vendidos ingressos em homenagem a torcedores mortos que não tiveram a oportunidade de ver este grande momento na história do clube.

 

Os 455 ingressos a mais deram cores em preto e branco a 455 fotos impressas e homenageadas durante a partida.

 

Foto: Twitter/Bundesliga


 

Por Jéssica Salini

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Mulheres em Campo