QUASE NO FIM DO SOSSEGO... E QUEM DISSE QUE GREMISTA GOSTA DE SOSSEGO?

 

Pouco mais de 40 dias se passaram desde a partida entre Joinville e Grêmio na encharcada Arena Joinville, jogo que marcou a despedida do tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro de 2015. Com a vitória por 2 a 0 sobre os donos da casa, o Grêmio não encarou a partida como sendo a última do ano, e sim como “o primeiro jogo da temporada seguinte”. Essas foram as palavras do técnico Roger Machado em sua palestra para a equipe no pós-jogo naquele dia. É bem provável que o treinador estivesse fazendo uma analogia entre as adversidades daquela partida e o que haverá de desafios para o tricolor em 2016.

Existem várias formas de os gremistas expressarem suas emoções em relação ao time do coração (é lógico que isso não é exclusividade do torcedor do Grêmio!). Dessa forma, já se imagina o que será o ano de 2016 para esse torcedor. Haverá aquele gremista que passará a quarta-feira inteira olhando de 15 em 15 minutos para o relógio, ansioso pelo jogo da Libertadores à noite, no qual seu time enfrentará um adversário forte fora de casa. Também tem aquele que, ao acordar em um certo domingo, terá como primeiro pensamento do dia o Grenal que ocorrerá mais tarde. Sem contar os gremistas que atravessarão o estado com a família para ver algum jogo do Brasileirão na Arena, em uma noite de frio rigoroso no Rio Grande do Sul.

Pode-se dizer que a movimentação dos torcedores terá início já no próximo sábado (23/01) às 17 horas, no amistoso entre Grêmio e Danubio (URU) na Arena do Grêmio. O Danubio Fútbol Club, time de Montevidéu que disputa a 1º divisão do Campeonato Uruguaio, vem a Porto Alegre enfrentar um Grêmio muito parecido com o que encerrou o ano de 2015. Entretanto, esta será a oportunidade que o técnico Róger terá para testar as peças novas que chegaram no início dessa temporada.

Em relação ao time que enfrentará o clube uruguaio, a participação do novo lateral-direito Wallace Oliveira está garantida. Será a primeira atuação do jogador pelo novo clube. A dúvida é em relação a quem irá compor a dupla de zaga com Geromel: o zagueiro Fred (recém-chegado do Goiás), Kadu ou Bressan. Mesmo sem nenhuma novidade em termos de contratação, há muita expectativa de como será composto o ataque do Grêmio. As possibilidades de companhia para Luan na frente são variadas. Se o técnico optar por deslocar Luan, Bobô deverá atuar como o centroavante tradicional. Mas nada impede a entrada de Éverton ou Pedro Rocha para um trabalho de maior movimentação entre as laterais no ataque.

O primeiro compromisso oficial do tricolor está marcado para a próxima semana. Será a partida fora de casa contra o Avaí dia 28/01 em jogo válido pela Primeira Liga. Já pelo Campeonato Gaúcho, a estreia acontece dia 31/01, às 17 horas contra o Brasil de Pelotas. Ou seja, com a volta dos jogos, aquela calmaria que tomava conta das tardes de domingo dos gremistas acabou. Mas para o gremista verdadeiro, essa abstinência de jogos está longe de ser um sossego. O que ele quer mesmo é torcer, comemorar, reclamar, chorar e aproveitar jogo a jogo ao longo de mais uma temporada apoiando o Tricolor!


Cíntia Menzomo