QUE VENHAM OS DONOS DA CASA

 

Para chegar à semi, Croácia terá de passar pela anfitriã


 

Em Sochi, às 15 hrs deste sábado os xadrezes duelarão com a Rússia de olho nas semifinais da Copa. Depois do difícil confronto com a Dinamarca, decidido somente nos pênaltis, o treinador Zlatko espera menos sofrimento contra os donos da casa.

Nenhuma das duas seleções já levou o caneco, mas é inegável o favoritismo croata. A tendência é que a Rússia mantenha o mesmo sistema de jogo que passou pela Espanha, trancado lá atrás, restando  ao meio de campo galáctico da Croácia, furar o bloqueio. Muitos jornais inclusive, traduzem o duelo como ataque x defesa.


 

(Foto: Divulgação)

 

A geração de ouro xadrez carrega o peso de fracassos recentes, além da sombra da geração de 98. Sobre isso, Rakitic, comentou:

 

"Eles são nossos heróis, eles são a nossa inspiração, eles nos trouxeram até este ponto, e nós gostaríamos de continuar no caminho que eles construíram, e esperamos dar mais um passo amanhã se tivermos a força e a sorte para fazê-lo", disse o jogador do Barcelona.

 

Além de ter caído contra a França quando a mesma era anfitriã, a Croácia ainda sofreu outra derrota marcante pelas mãos de uma seleção dona da casa mais recentemente na edição de 2014, no Brasil. De virada, a canarinha derrotou os xadrezes por 3x1 logo no confronto de estreia do mundial.

 

Ainda assim, vale lembrar que ao lado da Bélgica, a Croácia está invicta no Mundial 2018. Os croatas vão a campo com Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic, Brozovic, Rebic, Modric e Perisic; Mandzukic.

 

A arbitragem da partida será do brasileiro Sandro Meira Ricci. Ricci será auxiliado por Marcelo Van Gasse e Emerson Pereira de Carvalho.


 

Por Mariana Alves