RETROSPECTIVA COXA 2015

Como de costume, a torcida do Coritiba começa todos os anos com esperanças renovadas, contando que o ano seja melhor que o retrasado.

(Foto: Torcida do Coritiba / Fonte : Coritiba Oficial)

 

Campeonato Paranaense

No Campeonato Paranaense, Coritiba jogou bem, chegou na final contra o time do Operário, primeiro jogo lá no Estádio Germano Krüguer em Ponta Grossa, o Operário ganhou do Coxa por 2x0. Jogo de volta no Estádio Couto Pereira, o Coritiba precisava da vitoria diante de 22 mil torcedores coxas-brancas que lotaram o estádio na esperança de mais um título Paranaense na conta, mas não foi isso o que aconteceu, o Coritiba sem vontade, perdeu por 3x0,  deixando assim a taça para o time do interior.

(FOTO CORITIBAXOPERARIO / FONTE : Cultura Foz)


Campeonatos Nacionais

Com esperanças renovadas, fomos para a disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Na copa do Brasil o Coritiba passou pelo Vila Nova, Fortaleza, Ponte Preta e acabou sendo eliminado pelo Grêmio. Contra o Vila Nova o Coxa ganhou por 3x0, eliminado a partida de volta, contra Fortaleza e Ponte o Coxa passou nos pênaltis, já ou Grêmio o Coxa perdeu no placar agregado por 4x1.



( FOTO COXA X GRÊMIO FONTE: Gazeta Press)

O que nos restava era o Campeonato Brasileiro, começou o campeonato perdendo pra Chapecoense, mas já no segundo jogo contra o Grêmio venceu, mas, o Coxa voltou a vencer novamente apenas na 9° rodada contra o time do Cruzeiro pelo placar de 1x0, e lá fomos nos de novo para mais uma sequência de jogos sem vencer, na 18° venceu o time do Palmeiras por 2x1. Depois deste jogo, o time Coxa embalou e venceu, Vasco (1x0), Chapecoense (ja na segunda fase por 1x0), empatou dois jogos que foram contra Grêmio e Sport, venceu o Avaí  (2x0). Em seguida dois jogos em casa (Fluminense e Inter) e o Coxa somou apenas 1 ponto.

Voltou a vencer o Flamengo, jogo em que o time do Rio havia batido recorde no Estádio Mané Guarrincha, o Coxa venceu o Flamengo por 2x0  (fora o baile) calando os mais de 67 mil Flamenguistas que ali estavam. Torcedor do Coritiba renovou as esperanças, já que o time não encontrava-se em boas posições na tabela.

 

(FOTO COXA X FLAMENGO / FONTE : SporTV)

Próxima partida era o atleTIBA, no Couto Pereira, outro jogo de destaque, já que o time alviverde venceu seu maior rival por 2x0, outro jogo em que o Coritiba demonstrou fome de bola e sede de gol. Jogou muito bem e somou mais 3 pontos e saiu da zona do rebaixamento.


(FOTO NEGUEBA NO ATLETIBA FONTE )

Porém essa felicidade duraria pouco, ja que o Coxa viria a perder 6 partidas e empataria apenas 1, voltando para zona de rebaixamento.

A situação ficou crítica, o Coxa voltou a não somar pontos. O técnico Ney Franco foi demitido e quem assumiria o Coxa temporariamente era o técnico Pachequinho, ídolo da torcida Coxa Branca. O técnico mostou serviço na partida contra o Corinthians  (campeão), perdeu a partida, mas o time que entrou em jogo neste dia, era totalmente diferente dos demais, os jogadores estavam com mais garra e determinação.

A vida do Coxa era complicada no Campeonato, precisava vencer e depender de outros resultados para subir na tabela, e foi isso que aconteceu, o Coxa venceu às 3 partidas das 4 que disputava, contra Goiás  (3x1), Santos (1x0), Palmeiras  (2x0), chegando assim na última rodada com apenas 1% e chances de cair, 1 ponto livraria o Coxa da série B. A última partida do Coxa era em casa, empatou com o Vasco (rebaixado) e se manteve na série A.
O time alviverde havia passado praticamente todo o campeonato na zona do rebaixamento, a pior campanha do time dos últimos anos. Há quatro anos o Coxa vem brigando para não cair, há algo que vem nos salvando desta triste realidade.

*FOTO COXA X VASCO FONTE : Globo.com)

A torcida espera que o ano de 2016 seja diferente em todos os aspectos, esperamos menos amadorismo da nova diretoria, esperamos jogadores que honrem a camisa que vestem, esperamos não lutar novemente para não cair, pois a sorte esteve ao nosso lado neste 4 anos, mas ano que vem pode não estar mais. Como torcedora espero um ano de 2016 melhor, a TORCIDA MERECE, o CORITIBA MERECE.

 

(Foto: Lutaremos juntos até o fim / Fonte: Coritiba Oficial)

 

VAMOS NÃO PARE DE LUTAR!

Patrícia Moro