São Bernardo Futebol Clube...

São Bernardo Futebol Clube, também conhecido como Tigre do ABC (por ter como mascote um Tigre), e é chamado carinhosamente por seus torcedores de Bernô.

 

Seu escudo é formado pelo mapa da cidade de São Bernardo do Campo, uma bola representando o Futebol, e as cores do Clube (amarelo, preto e branco).

 

Fonte: Página Oficial no Facebook

 

 

A história do Clube

 

O São Bernardo Futebol Clube foi fundado no dia 20 de Dezembro de 2004, e nasceu para representar a maior cidade do ABC Paulista, São Bernardo do Campo.

 

A primeira competição oficial foi no início de 2005, onde o Bernô confirmou sua presença no Campeonato Paulista de Futebol – Série B. O foco era conseguir o acesso à Série A3 do ano seguinte, ao decorrer do Campeonato, foi se destacando e garantiu o terceiro lugar, assim garantindo o acesso à Série A3 de 2006, onde passou a ter novo objetivo, o acesso à Série A2 do Paulista.

 

Nos anos de 2006, 2007 participou da Série A3, porém sem conseguir a sonhada vaga. Em 2008 o time se dedicou e chegou ao vice-campeonato, conseguindo o acesso à Série A2. Em 2009 jogando a Série A2, terminou em 10º lugar, não conseguindo acesso à Série A1. Em 2010 ao terminar o campeonato em 4º lugar, veio o tão sonhado acesso à elite do Futebol Paulista.

 

Ao Disputar pela primeira vez o Campeonato Paulista – Série A1, o tigre não fez uma boa campanha e acabou caindo para à Série A2. Mesmo não tem bons resultados durante o Campeonato, tinha o apoio dos torcedores, pois  obteve o terceiro melhor público do Campeonato.

 

Fonte: Página Oficial no Facebook

Em 2012 pelo Campeonato Paulista – Série A2, estava presente o objetivo de participar novamente da Elite do Futebol Paulista. O início não foi nada bom, foram 5 derrotas consecutivas, ao decorrer do campeonato conseguiu se recuperar e se classificou para a segunda fase, começou com mais duas derrotas, porém teve uma reação e venceu os 4 jogos restantes da fase e conseguindo uma vaga na Final, e o sonhado retorno à Série A1.

 

No dia 12 de Maio de 2012 o Tigre conquistou o Primeiro título de sua Historia, ao empatar em 2x2 com o União Barbarense, jogo realizado no Estádio Primeiro de Maio, cidade de São Bernardo do Campo.

 

2013 foi um ano de Crescimento, se manteve na Série A1, ao terminar em 12º lugar. Por ter sido Campeão em 2012 o Bernô foi convidado a participar da Copa do Brasil de 2013, onde na primeira fase eliminou o Paraná Clube por 3x2 em Curitiba, seu primeiro jogo fora do estado de SP. Na segunda fase enfrentou o Criciúma, e foi eliminado pelo placar de 3x1 no jogo realizado em Criciúma.

 

Fonte: Página Oficial no Facebook

Participando desde 2006 da Copa Paulista, foi em 2013 que o Tigre conseguiu o ápice da competição, após 24 jogos, o tigre se consagrou campeão ao Vencer o Audax, nos Pênaltis (4x3). Garantiu o segundo Titulo de sua história e uma vaga para a Copa do Brasil de 2014.

 

O ano de 2014 se iniciou bem, no Paulistão o tigre quebrou um Tabu ao vencer o Corinthians No Pacaembu por 1x0, ao final do Campeonato se manteve na Elite Paulista. A Participação na Copa do Brasil de 2014 foi bem parecido ao ano anterior, mesmo adversário o Paraná Clube, primeiro jogo empate em 1x1, porém no jogo da volta da primeira fase o Tigre foi derrotado por 3x1, se despedindo da competição.

 

Em 2015 se manteve na Série A1 do Paulista, e disputou a Copa Paulista e mas foi eliminado na segunda fase.


Em 2016 o São Bernardo mais uma vez venceu um time grande no Pacaembu, desta vez o SPFC, tendo como placar São Paulo 1 x 3 São Bernardo. Além de uma inédita classificação às quartas de final do Campeonato Paulista, após vencer por 1x0 o clássico do ABCD contra o Água Santa. Foi eliminado pelo Palmeiras nas Quartas de Final, mas conseguiu a tão sonhada vaga para o Campeonato Brasileiro Série D de 2017.

Giovanna Carrasco