SE É DE LEOAS QUE SE FAZ UMA COPA, A INGLATERRA ESTÁ GARANTIDA

 

(Foto: Twitter @Lionesses)

 

Faltam alguns dias para o início da Copa do Mundo Feminina de 2019 que acontecerá na França, e a preparação da equipe das Lionesses já está a pleno vapor.

 

Mas antes do início da competição, conheça o histórico da Seleção Inglesa, quem são as guerreiras que disputarão o torneio e qual a expectativa das meninas.

 

A história

 

A Seleção Inglesa Feminina de Futebol foi incorporada à Football Association desde 1993 sendo anteriormente administrada pela Women’s Football Association, e tendo o seu primeiro jogo internacional em novembro de 1972 contra a Seleção Feminina da Escócia, já iniciando vitoriosa, pelo placar de 3 a 2.

 

O apelido da Seleção - LIONESSES - que quer dizer leoas, remete às figuras felinas contidas no escudo do time da Inglaterra e, por vezes, são chamadas de THREE LIONESSES, já que o escudo possui três leões. Aliás, o símbolo utilizado pela FA (Football Association) remete à Royal Arms of England, brasão de armas reais adotado pela Monarquia Inglesa perto dos anos 1.200 e, os leões representam a força do Reino. O escudo ainda contém 10 Rosas de Tudor, representando o mês de fundação da FA (outubro).

 

(Foto: marca.com)

 

A lista de conquista da equipe inglesa é vasta, tendo sido campeãs de diversos torneios. Na última Copa do Mundo ocorrida em 2015 no Canadá, as Lionesses alcançaram o terceiro lugar, tendo sido aquela sua melhor participação no torneio.

 

Em preparação para esta Copa do Mundo de 2019, foram realizados amistosos no dia 25 de maio, com a Dinamarca, e em 1º de junho com a Nova Zelândia, vencendo esta última pelo placar de 1 a 0.

 

Na fase de grupos, a Inglaterra integra o Grupo D, ao lado de Escócia, Argentina e Japão. A estreia das Lionesses será contra a Escócia, no dia 09 de junho, às 13 horas, no Estádio Allianz Riviera.

 

As convocadas

 

Confira abaixo a convocação da Seleção da Inglaterra:

 

(Foto: Twitter @FIFAWWC)

 

Dentro de campo, o time é comandado pela capitã Steph Houghton, desde 2014. Já do lado de fora, o comandante é Phil Neville.

 

Curiosidades

 

  • A maior vitória das Lionesses foi contra a Seleção Húngara, pelo placar de 13 a 0, em jogo ocorrido em outubro de 2005;

  • A maior derrota, por outro lado, aconteceu diante da Seleção da Noruega, na qual as inglesas perderam por 8 a 0, em junho de 2000;

  • A Seleção Inglesa já participou de 8 European Championship;

  • As Lionesses não participam das Olimpíadas, porque o país não tem o Comitê Nacional Olímpico, sendo que a Inglaterra pertence ao Comitê Olímpico Britânico;

  • O uniforme titular das meninas para a competição elaborada pela NIKE para este ano é todo branco (camisa, calção e meião), com detalhes em vermelho na camisa. O uniforme alternativo é inteiro vermelho.

 

GO LIONESSES!

 

Daiane Luz