SÓ RESTAM DUAS VAGAS: COELHO SE PREPARA PARA A PENÚLTIMA DECISÃO

 

Foto: Estevão Germano/América FC


 

Por Mellina Mesquita 

 

O Campeonato Brasileiro Série B chegou a sua reta final, torcida americana! Agora, restam apenas duas vagas para a Série A em 2020. E nós que já passamos por muitos altos e baixos em 2019, vamos para o jogo com o Guarani, em Campinas – SP, com a obrigação de vencer!

A realidade é que se vencermos os últimos dois jogos ainda teremos que torcer para os adversários tropeçarem… Eu sei, poderíamos ter chegado em melhor situação e com uma maior vantagem, já classificados para a Série A com algumas rodadas de antecedência! É verdade que fomos literalmente ao fundo do poço (com a lanterna acesa), e nos recuperamos bravamente, a tempo de brigar pelas quatro vagas de acesso. Para termos idéia, a recuperação do Coelho foi tal que ele chega a dividir a liderança do returno, com o Bragantino – SP. Mas vacilamos em muitos momentos, perdemos pontos importantíssimos em casa e venceu aquela expressão “se não for sofrido, não é o Coelho”. Enfim, agora é força máxima, superando o cansaço e lutando contra o “olho gordo” dos adversários, contra as “malas brancas” e “malas pretas” que possam surgir pelo caminho… Temos que fazer a nossa parte e rezar (ter fé ajuda), para que Deus e a sorte estejam ao nosso lado e que a eficiência também se faça presente, se a sorte faltar! 

Embalado por três vitórias consecutivas o América, que já havia treinado na última segunda-feira (18), continuou os trabalhos nestas terça-feira e quarta-feira. O objetivo é um só: Vencer o Guarani-SP, em pleno estádio “Brinco de Ouro”, na cidade de Campinas (SP), nesta sexta-feira (22), às 21h30. O Coelho, que está na quinta posição na tabela da série B, soma 58 pontos, enquanto o próximo adversário tem 44 pontos, em décimo primeiro.

Na terça-feira as atividades realizadas focaram o trabalho físico, e treinamento com bola, com o Núcleo de Performance. Com o técnico Felipe Conceição o grupo foi dividido para trabalhos táticos, treinamento de triangulações, além de marcação em espaço reduzido e sob pressão. Foram testadas pelo treinador estratégias específicas para a decisão de sexta-feira. Os grupos treinaram construção das jogadas, recomposição dos setores e finalizações. Na quarta-feira, pela manhã, ocorreu o terceiro e último treino, antes da viagem para Campinas (SP). Os atletas continuaram treinando forte, inclusive os goleiros que treinam separadamente, a partir de estudos realizados sobre o adversário, ataques, finalizações e defesa. As jogadas de bola parada, triunfo usado por Felipe Conceição desde que assumiu o América, foram muito treinadas também. No departamento médico seguem o atacante Neto Berola, o lateral-esquerdo João Paulo, o volante Willian Maranhão e o goleiro Jori. Assim, o time americano, muito criticado por seus altos e baixos, relacionado para entrar em campo, embarcou na tarde de ontem para Campinas (SP), onde realizou seu último treino. 

Os torcedores esperam que o emocional não atrapalhe, como atrapalhou em 2018, fatos que nós nem gostamos de lembrar… Lidamos com seres humanos, sim, mas acima de tudo lidamos com atletas de alto rendimento e é assim que esperamos que os jogadores se comportem, até o último apito do dia 30 de novembro (último jogo do ano)!

Desejamos que o time retorne com mais 3 pontos e que possa manter vivo, até a última rodada, o sonho de estar na série A em 2020 e por lá ficar.   


Possível escalação: Airton; Sávio, Ricardo Silva, Lucas Kal, Diego Silva; Juninho, Zé Ricardo, Flávio; Matheusinho, Júnior Viçosa e Felipe Azevedo.