SUPER FALCONS DE VOLTA PRA CASA

Nigéria erra bastante, não consegue segurar a Seleção da Alemanha e acaba sendo eliminada da competição.

 

Foto: FIFA Oficial
 

Essa é aquela fase do campeonato em que você não pode cometer erros e a Seleção da Nigéria acabou cometendo muitos neste sábado (22), no Stade des Alpes em Grenoble. Resultado de tudo isso? Acabaram sendo goleadas pela seleção alemã por 3 a 0.

Era de se esperar que as nigerianas enfrentassem dificuldades e apesar de alguns destaques positivos não conseguiram ser tão eficientes como foram diantes das anfitriãs. Sua forte marcação não conseguiu segurar o forte ataque da Alemanha.

Ainda no primeiro tempo as jogadoras tiveram que manter a calma após sofrerem dois gols na sequência e acabaram até voltando bem, mas sofreram o golpe final e não deu tempo para mais nada.

Para as Super Falcons é o fim da estrada nesta Copa do Mundo 2019, o momento é de tristeza para a equipe, mas a seleção já está olhando para frente e vão usar os aprendizados e os bons frutos desta competição para voltarem mais fortes.


Soar Super Falcons!


O JOGO:


A Seleção da Nigéria entrou em campo com: Nnadozie; Okeke, Ebi, Nwabuoku, Ohale, Ordega, Ayinde, Okobi, Kanu, Ihezuo e Oparanozie. Como já era de se esperar a tática usada para essa partida foi a mesma do jogo diante da França: marcar bem e sair em velocidade para o ataque.

As nigerianas já começaram a partida assustando a defesa alemã com Ordega logo no primeiro minuto, chutando forte e obrigando a goleira adversária a fazer uma grande defesa. Porém, logo a Seleção da Alemanha dominou o jogo e com a maior posse de bola, tentaram partir para cima das jogadoras nigerianas, mas logo as Super Falcons passaram a mostrar a sua forte marcação dificultando a vida das alemãs até nas jogadas ensaiadas pelo alto. Essa marcação porém foi quebrada quando as nigerianas cometeram um erro feio. Aos 20' minutos após cobrança de escanteio as jogadoras da Nigéria ficaram marcando a bola e a alemã Alexandra Popp cabeceou livre de marcação colocando as alemãs na frente.



Foto: FIFA Oficial

Em seguida mais um vacilo da defesa nigeriana. A jogadora Evelyn Nwabuoku chegou solando o joelho de Lina Magull, todo mundo viu que foi pênalti mas a árbitra preferiu consultar o VAR primeiro, pela segunda vez no jogo e acertadamente marcou o pênalti. A jogadora Dabritz cobrou bem e as nigerianas sofreram o segundo gol aos 26 minutos.

Depois dos dois gols na sequência, as nigerianas tiveram que colocar a cabeça no lugar para não se complicarem ainda mais na partida, apesar das alemãs seguirem pressionando as Super Falcons até que melhoraram no jogo, chegando mais ao ataque e com perigo já nos minutos finais, mas nada que mudasse o placar do primeiro tempo.


Foto: FIFA Oficial
 


Com o placar ao seu favor, as alemãs voltaram para o segundo tempo controlando o jogo porém a Nigéria voltou com a mesma vontade com que terminou a primeira etapa saindo rápido para o ataque e tiveram uma boa oportunidade de abrir o placar quando após cruzamento rasteiro para a área Oparanozie se esticou toda mas chegou atrasada.

O jogo ficou lá e cá, com a Seleção da Alemanha mais objetiva em suas jogadas de ataque, enquanto a Nigéria até tinha boas oportunidades mas erravam muito na conclusão das jogadas. O jogo passou a ficar meio parado em certos momentos pela metade do segundo tempo com as duas seleções se dedicando a marcação e pouco produzindo na partida. Tudo que não se pode fazer nessa fase do campeonato as nigerianas fizeram e acabaram sofrendo mais um gol através de outro erro feio. Ayinde errou na saída e deu de presente a bola nos pés da jogadora alemã Schüller que apenas chutou para o gol. Nos minutos finais da partida a Alemanha controlou bem o jogo sem sofrer sustos das nigerianas que após um jogo de muitos erros, agora voltam para casa.


“Acho que mostramos ao mundo todo que a Nigéria tem uma equipe que melhorou muito. É claro que você não está satisfeito em sair, mas também precisa reconhecer de onde viemos - e ainda não estamos prontos. É importante jogar contra equipes de alto nível como a Alemanha, porque as jogadoras podem ver que até mesmo os menores erros são punidos. Mas o segundo tempo foi muito bom e agora só precisamos nos concentrar em melhorar e usar todas as datas da FIFA para jogar partidas. Porque nós temos algumas jogadoras realmente talentosas na Nigéria. ” (Thomas Dennerby)


Texto: Jessica Martins.