SURPRESA NA CAPITAL E ESTREIA NA SERRA: A PRIMEIRA RODADA DO CAMPEONATO GAÚCHO

 

A primeira rodada do Gauchão 2020 começou na capital dos gaúchos (Porto Alegre), e se encerrou na serra, na cidade de Caxias do Sul.

Grêmio e Caxias do Sul deram o pontapé inicial da competição, na quarta-feira (22), às 20h, horário de Brasília, a equipe da capital recebeu na Arena do Grêmio o Caxias, e foi surpreendida. Com dois gols, um do atacante Tilica e outro do lateral-direito Ivan, a equipe Caxiense levou os três pontos e arrancou a vitória fora de casa. O tricolor contou com estreias, três ao total. Começando na defesa, o goleiro Vanderlei, na lateral direita Victor Ferraz e na volância, Lucas Silva.

(Foto: Fabiano do Amaral)

Também às 20h, mas em Erechim, Ypiranga e São Luiz se enfrentaram em um bom jogo. A partida foi bastante movimentada, com boas chances para ambos. O dono da casa, inclusive perdeu a oportunidade de abrir o placar já no primeiro tempo em penalidade marcada à favor do Ypiranga, que parou nas mãos do goleiro Reynaldo. Intervalo de jogo e placar inalterado no Colosso da Lagoa. No segundo tempo, mais chances perdidas, porém, desta vez o zagueiro Saimon marcou o dele e desenhou o placar da partida, Ypiranga 1 x 0 São Luiz.

O primeiro 0x0 também saiu de uma partida iniciada às 20h, horário de Brasília, do dia 22. O Pelotas que vinha da ressaca pós título da Recopa Gaúcha sobre o Grêmio, recebeu na Boca do Lobo, o Novo Hamburgo. Sem gols na partida, o aparecimento de 5 cartões amarelos protagonizou o jogo que de chances efetivas tiveram poucas, foram 4 cartões anotados para a equipe visitante e um para o dono da casa.

Na quinta-feira (23), foi a vez de Aimoré e Brasil de Pelotas abrirem os trabalhos do dia, em jogo realizado às 16h, de portões fechados e ao sol do meio da tarde. A equipe do Aimoré cumpriu punição do Tribunal de Justiça Desportiva referente a uma briga que aconteceu na partida entre Aimoré x Caxias, no Gauchão 2019. O resultado se encaminhava para um empate, e só mudou aos 48’ 2T, quando Matheus Rodriguez fez o gol da vitória para o time da casa. Aimoré 1 x 0 Brasil de Pelotas.

Um empate para cada dia da primeira rodada, na quinta-feira (23), às 20h, no Estádio Francisco Novelletto, São José e Esportivo se enfrentaram. A equipe da casa saiu perdendo, quando Gustavo Sapeka marcou para o Esportivo, Fábio goleiro do Zeca empatou para o time da casa. 1x1, tudo igual no placar, porém a partida teve o primeiro jogador expulso da temporada, Cleiton, jogador do time da serra foi expulso quase ao apagar das luzes por reclamação. Aos 50’ 2T uma possível penalidade não marcada para a equipe visitante gerou ânimos alterados, culminando na expulsão do atleta. Resultado final, São José 1 x 1 Esportivo.

A partida que finalizou a primeira rodada foi entre Juventude e Internacional, o Colorado subiu a serra para enfrentar o Ju às 21h30, horário de Brasília. Com grupo reserva e uma leve de estreantes que começava à beira do gramado com a primeira partida de Eduardo Coudet no comando. A equipe da capital levou a melhor, depois de Genilson, zagueiro do Juventude tirar a bola de dentro do gol com a mão, Daronco marcou penalidade e ainda expulsou o defensor, Thiago Galhardo marcou seu gol que definiu o resultado final da partida. Ao decorrer do jogo ambos os times ainda reclamaram de outras duas penalidades não marcadas, uma para cada lado. Sem muito papo, Juventude 0 x 1 Internacional.

(Foto: Ricardo Duarte)

2 empates, 2 vitória dos mandantes e 2 vitórias dos visitantes, muito equilíbrio e nada que tenha se sobressaído com muito destaque nas atuações em nenhum dos jogos.

 

Por: Jéssica Salini