TORCE DOR

Afinal, o que é ser torcedor?

Muitos dizem que torcem para equipe A ou B, C ou D, mas sequer sabem, ao menos, o ano da fundação de seus clubes.

Ultimamente, o que se vê é um tipo de torcedor que não agrada muito aqueles que realmente são fiéis a seus clubes do coração, seja nas vitórias ou derrotas. É o tal “modinha”.

O torcedor “modinha” normalmente aparece quando seu time está em um bom momento, dentro ou fora de campo, em ótima fase, disputando títulos em competições. Não importa se ele passa o ano sem aparecer, sumido, ou qualquer coisa assim... Se o time estiver disputando algo, ele vai dar as caras, disposto a gritar ou até mesmo chorar, batendo no peito e dizendo: “nunca vou te abandonar”!

Nas derrotas estarão lá, mas não para apoiar. Irão para chamar um de pipoqueiro, o outro de mercenário. Ou quem sabe, conseguir um autógrafo daquele jogador que ele nem conhece, apenas pra guardar de recordação. No outro dia, não sairão na rua com a camisa do clube, porque, vão “pagar mico”. Mas se o clube for campeão da Libertadores, lá estarão eles, pulando e gritando, feito uns loucos, aos 4 cantos da cidade (e do mundo, com tanta tecnologia). Estarão lá, fazendo questão de usarem seus “mantos” todos os dias, pra ninguém esquecer o time que eles dizem torcer.

Afinal, o que é ser torcedor?

Ser torcedor é muito mais que esfregar na cara dos outros que seu time é campeão disso ou daquilo. É sentir a emoção de ir ao estádio e ouvir o hino enquanto a equipe entra em campo. É você lembrar com alegria aquele jogo inesquecível. É você chorar feito criança após uma eliminação, ou um rebaixamento. É você poder falar mal de tal jogador, mas seus amigos não. 

Ser torcedor é deixar de ir ao cinema para ir assistir ao jogo. É esperar com ansiedade. É encontrar os amigos de torcida e achar que não se veem há tempos (e a última vez foi só há 3 dias). É vibrar, cantar, gritar. É fechar os olhos, esquecer de tudo e sentir arrepio em estar ali. É levantar as mãos para os céus e agradecer. É pensar que a próxima partida vai demorar pra acontecer.

Ser torcedor é torcer. E torcer é amar.

Quem torce, ama. E quem ama, torce. Sorri e chora. Xinga e ora. Clama com fé. Baixa a cabeça e fecha os olhos. Faz promessa. Pede aos santos.

Ser torcedor é torcer com dor. A dor de amar ser torcedor!

 

 

Renata Chagas.