UM COMEÇO MELHOR DO QUE ESPERÁVAMOS!

O Palmeiras fez sua estreia no campeonato Paulista na noite desta quarta-feira (22), contra o Ituano, e o resultado foi acima do que estávamos esperando. Não só pelo placar, um belo 4 a 0, mas pela postura do time, e não que tenha jogado lindamente, mas mostrou que de fato teremos mudanças. 

 

A coletiva de Luxemburgo após a partida também nos deu novo ânimo, pois o técnico enxergou e pontuou onde ele está errando, sinal de que não insistirá no que não der certo. E apesar da vitória, o 'pofexô' manteve os pés no chão pedindo calma em relação à análise do desempenho do Verdão e mostrou que já está com a cabeça no clássico de domingo, contra o São Paulo. 

 

A última derrota do Alviverde em uma estreia no estadual foi em 1995, diante da Portuguesa. Desde então, foram 24 edições disputadas, com 15 vitórias e 9 empates (o Palmeiras não participou da competição em 2002). E não víamos um início de campeonato com vitória elástica desde 2010, quando vencemos o Mogi Mirim por 5 a 1.

 

Palmeiras mantém "tradição" e não perde em estreia do Paulistão a 25 anos. 

(Foto: Cesar Greco)


 

O JOGO

 

O Palmeiras entrou em campo mantendo as mudanças já vistas na Flórida Cup: Felipe Melo na zaga, Gabriel Menino no meio campo, Lucas Lima e Raphael Veiga como titulares. Essa última combinação ainda não se mostrou eficaz.

 

A primeira etapa não foi muito diferente das partidas do Verdão em 2019: muitos erros, pouca criação e Dudu sendo o jogador mais acionado em campo. A equipe alviverde até que pressionou os donos da casa, mas pecou nas trocas de passes e jogadas. 

 

A primeira chance clara de gol só veio aos 28 minutos, quando Dudibres fez boa jogada e serviu Luiz Adriano, que perdeu o tempo da bola e não conseguiu finalizar. Logo em seguida, Gabriel Menino encontrou Lucas Lima dentro da grande área e deu um passe para finalização do camisa 20, que bateu direto para o gol, mas parou na defesa de Pegorari. O Ituano tentou reagir com Serrato, com um chute de fora de área, mas a bola apenas passou pela meta de Weverton.

 

Mas ambas equipes pararam por aí, os minutos finais do primeiro tempo não apresentaram nada de diferente para o time de Luxemburgo, e a torcida já ligou o sinal de alerta. o resumo da primeira etapa foi de 45 minutos sem empolgação e de dar sono.

Em sua quinta passagem pelo clube, Luxemburgo começa o estadual com o pé direito. 

(Foto: Cesar Greco)

 

O Palmeiras voltou para a segunda etapa mais acordado e mais objetivo. Luxa sacou Raphael Veiga para colocar Gabriel Veron, o que deu mais velocidade ao time. Veiga não tinha feito um bom primeiro tempo, mas o ‘pofexô’ já admitiu que talvez ele esteja jogando na posição errada.

 

Com mais velocidade, o Verdão foi para cima e abriu o placar já aos 6 minutos, com Marcos Rocha cara-crachá. O lateral ficou com a sobra pelo lado direito e finalizou no canto, sem chances de defesa para o goleiro adversário. Após Veron desperdiçar uma ótima oportunidade, Lucas Lima dominou na entrada da área e bateu cruzado, mandando a bola para o fundo das redes e ampliando para o Palmeiras. Um belo gol, que inclusive foi postado por Snoop Dog nas suas redes sociais. O rolê mais aleatório de 2020.

 

Com a vantagem no placar, e diferente do que sempre víamos, o time alviverde não recuou e passou a pressionar ainda mais o Ituano. Luxemburgo tirou Luiz Adriano e Ramires para a entrada de Willian e Zé Rafael, e foram esses dois últimos  que ampliaram o placar. Aos 28 minutos, Marcos Rocha cruzou rasteiro para o camisa 8 que não perdeu a oportunidade e marcou um belo gol de letra. Zé recebeu a bola, girou, e de costas, deu um bonito toque de calcanhar para mandar no cantinho do gol adversário. 

 

Mas a equipe de Luxa não parou por aí, e em menos de 5 minutos após o golaço, em uma ótima troca de passes pelo lado esquerdo, Zé Rafael apareceu novamente para servir Willian Bigode, que tirou do goleiro para marcar o 4º tento alviverde.

 

Lucas Lima desencanta e Verdão estreia com vitória e goleada. 

(Foto: Cesar Greco)

 

Apesar da vitória e do ótimo placar, Luxemburgo conteve a empolgação da equipe e direcionou o foco para o Choque-Rei.

 

O Palmeiras retorna a campo no domingo (19), contra o São Paulo, às 16 horas, em Araraquara. O Verdão é mandante do jogo, que foi transferido para o interior devido ao processo de instalação de grama sintética no Allianz Parque.

 

#AvantiPalestra #Paulistão2020 #VamosVerdão

 

Por Vânia Souza

 

*O BlogMec esclarece que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Blog