Uma história escrita a títulos e muito amor

No dia 02 de janeiro de 1921, nascia a minha alegria, nascia o que hoje é a minha paixão, minha vida, meu sentimento.

Time formado por italianos, antes da definição: Cruzeiro Esporte Clube, e das cores azul e branca eramos o Societá Sportiva Palestra Itálica, de cor verde e vermelha, que tentava destaque em torneios regionais.

Nosso primeiro presidente foi Aurélio Noce, a nomeação de “time do povo” veio desde aquela época, à equipe era formada por uma classe trabalhadora de italianos, ao contrário de diversos times no Brasil que aceitavam somente um padrão mais rico para atuarem nos clubes.

Eram pedreiros, marceneiros, pintores, caminhoneiros, filhos de imigrantes italianos lutando para construir um time vitorioso, mal sabiam que iria se tornar esse time com umas das histórias mais lindas do futebol mundial.

No campeonato mineiro de 1921, o cruzeiro conseguiu chegar à fase final, jogando com clubes considerados melhores. Depois em 1928,1929 e 1930 foi tri campeão mineiro.

Logo depois em 1942, quando o Brasil começou a participar da 2ª Guerra mundial, uma lei federal proibiu termos que se referiam a Itália entre outras entidades, o até então Palestra Itálica se transformou em Cruzeiro Esporte Clube, em homenagem a um símbolo da pátria brasileira, a estrela.

Com as cores azul e branca, homenageando a seleção italiana.

Após a criação do estádio Magalhães Pinto, que hoje é o atual Mineirão, só veio crescimento.

Cruzeiro é um colecionador de craques, vários ídolos celestes que o torcedor nunca irá esquecer, entre eles Sorín, Alex, Fábio (que atua no time até hoje), Ronaldo fenômeno, Raul, Tostão e diversos outros que contribuíram para que o Cruzeiro fosse o que é hoje.

Atualmente contamos com duas libertadores (1976,1997), duas Supercopas (1991,1992), uma Recopa (1999), Copa ouro (1995) uma copa Master (1995), quatro copas do Brasil (1993,1996,2000 e 2003), somos o time brasileiro que mais venceu a competição, junto ao Grêmio. Temos quatro brasileirões (1966,2003,2013,2014), sendo dois consecutivos, onde o torcedor enlouqueceu junto ao time. Somos campeões estaduais 38 vezes, e somos o único time brasileiro a conseguir uma tríplice coroa, conquistada em 2003, quando foi campeão da copa do Brasil, do estadual e do brasileirão no mesmo ano. Além disso, nós nunca caímos para a série B.

Temos uma infraestrutura moderna, jogadores bons, uma torcida maravilhosa e uma história incrível, isso nos coloca entre um dos melhores times mundiais.

Somos hoje a maior torcida mineira, oito milhões de celestes, oito milhões de sentimentos, de amor pela história, de amor pelo cruzeiro.

“Nos gramados de Minas Gerais,

Temos páginas heróicas e imortais,

Cruzeiro, Cruzeiro querido,

tão combatido, jamais vencido.”

Noventa e quatro anos de alegria, de títulos, de paixão, de admiração.

O meu time é o time do povo, o meu time é o Cruzeiro.

          

      Ana Pacheco

 

Foto: weheartit.com