VAMOS LÁ RAPAZ, VAMOS LÁ MENINO... VENHAM, VAMOS TODOS, FUTEBOL É BRAGANTINO

 

 


Foto – Blog Acervo da Bola

Nesta sexta-feira (8), nós torcedores do Massa Bruta  estamos em festa. Sabem o motivo, leitores que acompanham o Portal? O Red Bull Bragantino completa 93 anos e eu vou contar tudo, nos grandes detalhes, sobre a História do Time de Bragança Paulista. 

HISTÓRIA DO CLUBE:

No dia 8 de janeiro de 1928, no interior de São Paulo, após a dissidência do Bragança Futebol Clube, surgia o Clube Atlético Bragantino. Como único time representante do município, o Bragantino fazia sua estreia no profissionalismo em 1949, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Depois de um curto período de instabilidade, a equipe firmou-se em 1956, competindo por 10 temporadas seguidas.

Em 1958, Nabi Abi Chedid chegou à presidência do clube. Sob o seu comando, no ano de 1965, o time conquistou o título da 1ª Divisão (equivalente à atual Série A2, a principal chamava-se de Especial) e o Acesso à Elite do Futebol Paulista. Sua estreia na Divisão Principal deu-se em 1966, mas o time não fez uma boa campanha e acabou sendo rebaixado no mesmo ano, voltando à Primeira Divisão em 1967, onde ficaria até 1971.

ANOS DOURADOS: 

Após dificuldades na década de 70 e 80, o ano de 1988 marcou o início da melhor fase da história do Bragantino, sendo conhecido como "Anos Dourados". Nesta temporada, a equipe se consagrou campeã da 2ª Divisão Paulista e garantiu o Acesso para a Elite do Futebol Estadual. 

Em 1989, o Clube Atlético Bragantino foi campeão Brasileiro da Série B em cima do São José Esporte Clube, levando a melhor pelo placar de 2 a 1, garantindo, além da taça, uma vaga na elite do futebol nacional.

FINAL CAIPIRA:

Em 1990, o Massa Bruta fazia sua estreia na elite do futebol nacional, terminando na oitava colocação dos 20 clubes que disputaram a temporada, mas, torcedor (a), esse não foi o melhor acontecimento do ano. Já sabem do que eu estou falando? Isso mesmo, do Campeonato Paulista, a equipe na época era comandada pelo "pofexô" Vanderlei Luxemburgo (que foi uma revelação), e também contava com uma série de craques em nível de Seleção Brasileira, como o lateral direito Gil Baiano, o volante Mauro Silva e o centroavante Silvio. O Bragantino enfrentou o Novorizontino e se consagrou Campeão Paulista de 1990. Esse confronto entre as equipes ficou marcado na história como a "Final Caipira".

VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO: 

No ano de 1991, após a saída de Luxa, o clube contratou ninguém menos que Carlos Alberto Parreira para o cargo de treinador. Assim, o elenco foi preservado e deu bons resultados. 

O time de Bragança Paulista fez uma campanha muito boa no Campeonato Brasileiro de 91, e como consequência foi o vice-campeão da temporada. Não poderíamos deixar de recordar que o Braga eliminou o Fluminense na semifinal lá no Maracanã praticamente lotado, com mais de 70 mil torcedores no estádio. QUE JOGO SENSACIONAL MEUS AMIGOS(AS)!!

A VOLTA POR CIMA: 

Anos se passaram e o time teve momentos de altos e baixos, mas, o Massa Bruta deu a volta por cima a partir do ano de 2005, onde foi comandado pelo Eterno Técnico Marcelo Veiga (um dos maiores treinadores do clube, tendo consequentemente sua melhor fase aqui com acessos e conquistas; e teve no total 516 jogos liderando a equipe do Bragantino).

Em 2006, Veiga levou a equipe de volta para a Série A1 do Paulistão e também foi vice-campeão da Copa FPF. No ano seguinte, conquistou o título de campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 2007 e levou o time para as semifinais do Campeonato Paulista.

O ACESSO À SÉRIE B: 

O ano de 2018 foi glorioso para a equipe do Leão, pois ele conquistava o tão sonhado acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B. Tudo começou nas quartas de final contra a equipe do Náutico, em Bragança Paulista. O Massa Bruta venceu por 3x1 com gols de Vitinho, Marquinhos e Fabiano. Exatamente no dia 26 de agosto, no jogo de volta, a equipe conquistou o acesso ao empatar por 1 a 1. O gol de Matheus Peixoto e as defesas do ídolo Alex Alves foram algumas peças-chaves essenciais para esta conquista.

A GRANDE PARCERIA:

Em Abril de 2019, a empresa Red Bull tinha anunciado que gostaria de fazer uma parceria com alguma equipe Paulista da Série B. O Oeste de Barueri era o favorito, mas o Bragantino foi o escolhido e o resto da história vocês já sabem: Teve Caneta do Claudinho, o Nabizão lotado, o imenso orgulho da torcida, fomos bicampeões da Série B e voltamos a Elite do Campeonato Brasileiro. HAJA CORAÇÃO  TORCEDORES DO MASSA BRUTA!!!

 


Foto Oficial – Instagram @redbullbragantino

Em 2020, o C.A.Bragantino agora se chamava Red Bull Bragantino. Foi um ano onde realizamos uma boa campanha no Paulistão, conquistamos o Troféu do Interior e fomos semifinalistas do Paulista Feminino. O clube fez muitas contratações e infelizmente não teve o resultado tão almejado, mas de um tempo para cá ele acabou melhorando. Agora em 2021, esperamos que seja cheio de emoções e conquistas, e logo mais, quando isso tudo acabar, com certeza estaremos de volta ao Nabizão prestigiando a equipe.

PARABÉNS MASSA BRUTA PELOS 93 ANOS DE HISTÓRIA  

 


Foto Oficial – Instagram @redbullbragantino

DÁ-LHE BRAGANTINO!

 

"Na força de uma raça, na luta já vencida.” - Hino Bragantino.

 

Por Luana de Oliveira 

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.