ZEBRA NÃO! XADREZ!

Mesmo com uma das melhores campanhas desta Copa, Croácia ainda é subestimada

 

A Croácia vive um momento não só histórico, como surpreendente. Em seu quinto Mundial, pela segunda vez os xadrezes chegam às semifinais. O feito, trouxe de volta o torcedor!

O país vive um grande escândalo envolvendo o futebol. Um dos maiores cartolas de seu futebol, Zdravko Mamic, fugiu para a Bósnia, dias antes do início da Copa do Mundo e Modric, astro da seleção é um dos alvos das investigações. Desde então, os torcedores, passaram a provocar punições a seleção, como forma de protesto. Mas pelo menos ao que parece, o bom desempenho neste Mundial, tem despertado o patriotismo croata.

O foco está totalmente nos ingleses e a meta é superar a campanha de 98, quando ficaram em terceiro lugar, chegando a final. Para isso, a Croácia além do seu fortíssimo meio de campo, com Modric, Mandzukic, Kovacevic e Rakitic, tem a solidez do goleiro, Subasic, que tem brilhado neste Mundial. Sobre o jogador, o treinador Zlatko Dalic, disse:

 

“Ele é um herói. Defendeu quatro pênaltis, você não vê isso todo dia. Subasic nos levou adiante quando precisávamos e agradecemos muito a ele."

 

Sobre ser chamada de “zebra”, o treinador disse:

 

“A Croácia tem ótimos jogadores em grandes clubes da Europa. É verdade que não conseguimos um resultado importante como seleção nos últimos anos. Estivemos abaixo do que podemos. Mas não deveria ser surpresa que estamos entre os quatro finalistas, pela qualidade dos jogadores. Esses jogadores foram sub-avaliados por muito tempo, pela falta de resultados da seleção”.

 

 

Foto: Federação Croata

 

Vinda de duas prorrogações, a questão física preocupa, mas o time não deve ter alterações. A única dúvida é o lateral-direito Vrsaljko, que deixou o campo na última partida com dores. Provável escalação da Croácia : Subasic, Vrsaljko, Lovren, Vida, Strini, Rakitic, Modric, Rebic, Perisic, Kramaric e Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

O tabuleiro da batalha entre xadrezes e ingleses será o estádio Luzhniki, em Moscou, nesta quarta-feira às 15hrs. A arbitragem será de Cuneyt Cakir, da Turquia, auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun, além do quarto árbitro Sander Van Roekel, da Holanda.

 

Polêmica Extracampo

 

Nem tudo são flores para os croatas. O zagueiro Vida e o observador técnico Ognjen Vukojevic, se envolveram em uma grande polêmica com os anfitriões.

 

Vukojevic foi multado em quase R$ 60. Foto: Federação Croata

 

Os dois dedicaram a vitória sobre a Rússia para a Ucrânia e o Dínamo de Kiev, causando um grande mal estar, uma vez que Ucrânia e Rússia possuem tensas questões políticas.

Segundo a FIFA, os envolvidos infringiram o artigo 57 do seu Código Disciplinar por "comportamento antidesportivo". Vukojevic foi multado e Vida, advertido. Além disso, os dois publicamente se desculparam e o observador acabou desligado da seleção.

 

 

Por Mariana Alves